Mundo

Pai de Snowden é convidado a visitar a Rússia

A expectativa do advogado, Anatoly Kucherena, é que o visto russo seja emitido para Lon Snowden nos próximos dias


	Após o convite, o pai de Snowden se prepara para viajar à Rússia, segundo agências de notícias locais, que citaram um representante de seu advogado
 (RU24 via Reuters TV)

Após o convite, o pai de Snowden se prepara para viajar à Rússia, segundo agências de notícias locais, que citaram um representante de seu advogado (RU24 via Reuters TV)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2013 às 15h29.

Moscou - O advogado russo de Edward Snowden disse nesta terça-feira que enviou um convite oficial ao pai do norte-americano que vazou à imprensa programas secretos da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês) para visitar a Rússia e ajudar o filho foragido a definir seus próximo passos.

A expectativa do advogado, Anatoly Kucherena, é que o visto russo seja emitido para Lon Snowden nos próximos dias.

Após o convite, o pai de Snowden se prepara para viajar à Rússia, segundo agências de notícias locais, que citaram um representante de seu advogado. A data da viagem não foi definida, mas acontecerá ainda este mês, dizem as agências.

Snowden está ansioso com a visita do pai e, assim que encontrá-lo, decidirá com ele todas as questões sobre onde deverá viver e fazer, afirmou Kucherena.

Na semana passada, a Rússia concedeu asilo temporário ao ex-técnico da CIA para ajudá-lo a escapar de acusações de espionagem feitas pelos EUA. Seu paradeiro na Rússia é desconhecido e o advogado recusou-se mais uma vez a revelar onde Snowden se encontra.

A decisão do governo russo irritou Washington e pode antecipar a visita do presidente dos EUA, Barack Obama, a Moscou, prevista para setembro. Um anúncio sobre a vista está previsto para os próximos dias, segundo a Casa Branca.

O vice-ministro de Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse não entender o motivo de Washington estar fazendo tanto alarde em relação a Snowden.

"Não tivemos nada a ver com essa situação até ele aparecer no (aeroporto de) Sheremetyevo e, mesmo depois, fizemos de tudo para evitar ocorrências que transformariam a situação em algo maior que uma questão meramente humanitária", disse Ryabkov, em entrevista à Interfax.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEdward SnowdenEuropaFamíliaRússia

Mais de Mundo

Programa espacial soviético colecionou pioneirismos e heróis e foi abalado por disputas internas

Há comida nos mercados, mas ninguém tem dinheiro para comprar, diz candidata barrada na Venezuela

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Mais na Exame