Mundo

Oposição não consegue assinaturas para CPI dos Transportes

O tucano Álvaro Dias confirmou que pedido para abertura da investigação será arquivado, mas promete uma nova tentativa

Álvaro Dias, líder do PSDB, não conseguiu as 27 assinaturas necessárias (José Cruz/ABr)

Álvaro Dias, líder do PSDB, não conseguiu as 27 assinaturas necessárias (José Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de agosto de 2011 às 16h31.

Brasília - O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), admitiu que não conseguirá reunir as 27 assinaturas necessárias para instalar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) destinada a investigar as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes. Após conversar com a secretária-geral da Mesa Diretora, Cláudia Lyra, o senador confirmou que o requerimento da CPI será arquivado no início da sessão por não contar com o apoio de, pelo menos, 27 senadores, como prevê o Regimento Interno da Casa.

Com isso, Álvaro Dias terá que começar do zero a coleta de assinaturas para tentar abrir a CPI. “Nós teremos que buscar novas assinaturas em um novo requerimento, mas não há dificuldade nisso. Quem deseja manter sua assinatura vai colocar novamente, só que em um papel novo”, disse o líder tucano.

No início da tarde, o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), que tinha retirado a assinatura dele do requerimento, reavaliou a decisão e foi à Secretaria-Geral do Senado, junto com o líder do partido, para assinar novamente o documento. Oliveira disse que rompeu um acordo firmado com o titular do mandato que ocupa, João Ribeiro (PR-TO), para “seguir a consciência”. Ele negou, entretanto, que tenha sido pressionado por Ribeiro e pelo PR do Tocantins para retirar a assinatura.

A atitude do senador suplente em nada mudou o cenário da manhã. Quase ao mesmo tempo em que Ataídes reassinava o pedido de CPI, o senador Reditario Cassol (PP-RO) solicitava à Mesa Diretora a retirada da assinatura dele. Com isso, a oposição permanece com 25 apoios para a abertura da CPI dos Transportes.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaCongressoOposição política

Mais de Mundo

Ladrões usam furadeira e roubam 30 milhões de euros em banco da Alemanha

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país