Mundo

ONU pede que Síria cumpra acordo formalizado com Liga Árabe

Após uma nova onda de violência que resultou na morte de mais de 20 pessoas, Ban Ki-moon pede também para que acabe com a repressão no país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2011 às 19h59.

Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta sexta-feira que a Síria cumpra imediatamente o acordo feito com a Liga Árabe e acabe com a repressão no país, após uma nova onda de violência que resultou na morte de mais de 20 pessoas.

"O secretário-geral acredita que as autoridades sírias devem aplicar completa e rapidamente o acordo alcançado com a Liga Árabe. A máxima prioridade é deter a morte de civis, mas hoje os assassinatos continuaram. A Síria já viveu muito derramamento de sangue", afirmou o porta-voz de Ban, Martin Nesirky, na sede da ONU, em Nova York.

"Os direitos humanos do povo sírio devem ser respeitados. É totalmente inaceitável que pessoas morram no país", disse o porta-voz. Segundo os cálculos da ONU, o número de vítimas fatais desde que começaram os protestos é de três mil.

O regime de Bashar al Assad aceitou nesta quarta-feira o Mapa de Caminho, acordo elaborado por uma comissão ministerial da Liga Árabe no qual a Síria se compromete a acabar com a violência e liberar os detidos durante os protestos. Além disso, o país deveria abrir suas fronteiras a observadores árabes e a imprensa internacional.

Nesta sexta-feira, o governo sírio ofereceu anistia aos rebeldes acusados de crimes leves que se apresentarem nas delegacias do país.

Acompanhe tudo sobre:ONUPrimavera árabeSíria

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua