Mundo

Colônias judaicas prejudicam processo de paz, diz ONU

Jeffrey Feltman advertiu que as perspectivas de solução para conflito pode ser prejudicada se não forem tomadas medidas para evitar a expansão de assentamentos


	Construção de prédios em assentamento judeu na Cisjordânia
 (Amir Cohen/Reuters)

Construção de prédios em assentamento judeu na Cisjordânia (Amir Cohen/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 16h39.

Nações Unidas - O subsecretário-geral da assuntos políticos da Organização das Nações Unidas (ONU), Jeffrey Feltman, advertiu nesta terça-feira que as perspectivas de solução pacífica para o conflito entre israelenses e palestinos pode ser "irreparavelmente prejudicada" se não forem tomadas medidas para evitar a expansão de assentamentos judaicos nos territórios ocupados e outros "desdobramentos negativos".

Em sessão Conselho de Segurança (CS) da ONU, Feltman observou que, quatro meses depois de retomadas as negociações de paz, israelenses e palestinos "de algum modo conseguiram estreitar as divergências". Ao mesmo tempo, porém, "as tensões vêm crescendo perigosamente entre as partes".

Feltman qualificou como "revés significativo" os recentes anúncios de expansão de assentamentos judaicos por Israel em territórios reivindicados pelos palestinos para o estabelecimento de um futuro Estado. Em protesto à expansão, os negociadores palestinos apresentaram cartas de renúncias, que no momento estão sendo avaliadas pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmud Abbas. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelPalestina

Mais de Mundo

Luis Arce envia para análise referendo que pode alterar reeleição na Bolívia

Honduras cancela acordo de extradição com Estados Unidos

Venezuela diz que não deve "nenhuma explicação" aos EUA sobre reeleição de Maduro

Tufão Shanshan avança enfraquecido em direção ao norte do Japão; ventos podem chegar a 126 km/h

Mais na Exame