OMS diz que pandemia é uma "grande onda" e não é sazonal
A Organização Mundial da Saúde alertou que o novo coronavírus não se comporta como o da influenza que tende a seguir tendências sazonais
Estadão Conteúdo
Publicado em 28 de julho de 2020 às 10h13.
Última atualização em 28 de julho de 2020 às 13h36.
A Organização Mundial da Saúde ( OMS ) alertou nesta terça-feira, 28, que o novo coronavírus não tem características sazonais, como se comporta o vírus da influenza. De acordo com a organização, a pandemia é "uma grande onda". Apesar de também se espalhar de pessoa a pessoa, o vírus da gripe circula com maior frequência nas estações mais frias. A intensidade da circulação do influenza também pode mudar de ano para ano.
O coronavírus , no entanto, circula facilmente independentemente da época e estação do ano. Por não possuir um comportamento sazonal, Margaret Harris, porta-voz da OMS, chamou a atenção sobre os riscos de transmissão do novo vírus durante o verão do Hemisfério Norte, e não apenas no inverno.
"As pessoas ainda estão pensando nas estações do ano. O que todos precisamos entender é que este é um novo vírus e está se comportando de maneira diferente", disse Margaret, em uma coletiva virtual em Genebra, na Suíça.
Ela também alertou contra o pensamento em termos de ondas de vírus, dizendo: "será uma grande onda. Vai subir e descer um pouco." Margaret pediu ainda a aplicação de medidas para conter a transmissão do novo coronavírus, que está se espalhando em grandes aglomerações.
O mundo já contabiliza 16.523.029 infecções confirmadas e 654.860 mortes devido à covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, dos EUA.