Mundo

Obama vai receber Dalai Lama neste sábado

Obama foi criticado hoje no Congresso por não ter recebido o Dalai Lama - que visita Washington desde o início de julho - e por ceder à pressão da China

Dalai Lama no Congresso dos EUA: o líder falou sobre "preservação da identidade religiosa, cultural e linguística única do Tibete" e sobre a "proteção dos direitos humanos na China"
 (Brendan Smialowski/Getty Images/AFP)

Dalai Lama no Congresso dos EUA: o líder falou sobre "preservação da identidade religiosa, cultural e linguística única do Tibete" e sobre a "proteção dos direitos humanos na China" (Brendan Smialowski/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2011 às 22h25.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, receberá neste sábado o Dalai Lama, informou a Casa Branca na vespera deste novo encontro, que deverá irritar a China.

"Posso confirmar que se reunirão amanhã", disse à AFP um funcionário da Casa Branca que pediu para não ser identificado.

Obama foi criticado hoje no Congresso por não ter recebido o Dalai Lama - que visita Washington desde o início de julho - e por ceder à pressão da China, que considera o líder tibetano como um perigoso separatista.

"Este encontro mostra o forte apoio do presidente à preservação religiosa, cultural e lingüística única no Tibet e à proteção dos direitos humanos dos tibetanos", destacou a Casa Branca. O encontro está programado para as 11H30 (12H30 Brasília).

"O presidente reafirmará seu apoio ao diálogo entre os representantes do Dalai Lama e do governo chinês visando resolver suas divergências", revelou a Casa Branca.

Obama se reuniu com o Dalai Lama no ano passado, o que provocou a ira de Pequim, que acusa o líder religioso de buscar a independência do Tibet.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosReligião

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA