Mundo

Obama interrompe última entrevista de porta-voz para agradecê-lo

Em um momento da coletiva, a 354ª de Earnest, segundo lembrou ele mesmo, Obama apareceu na sala de imprensa para fazer uma pequena homenagem

Obama e seu porta-voz Josh Earnest: "(Earnest) não é apenas um grande porta-voz, mas, o que é mais importante, é de verdade um homem muito, muito, muito bom. Estou realmente orgulhoso dele" (Kevin Lamarque/Reuters)

Obama e seu porta-voz Josh Earnest: "(Earnest) não é apenas um grande porta-voz, mas, o que é mais importante, é de verdade um homem muito, muito, muito bom. Estou realmente orgulhoso dele" (Kevin Lamarque/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de janeiro de 2017 às 17h29.

Última atualização em 17 de janeiro de 2017 às 17h49.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, interrompeu nesta terça-feira a última entrevista coletiva diária na Casa Branca daquele foi seu porta-voz desde meados de 2014, Josh Earnest, para agradecê-lo por seu trabalho e declarar-se "orgulhoso" dele.

Earnest começou sua última coletiva na sala de imprensa da Casa Branca, especialmente lotada hoje, fazendo um repasse de seu início em Washington, para onde se transferiu do Texas em janeiro de 2001, e de sua "extraordinária jornada" como porta-voz de Obama.

Em um momento da coletiva, a 354ª de Earnest, segundo lembrou ele mesmo, Obama apareceu na sala de imprensa para fazer uma pequena homenagem a seu porta-voz.

Obama contou que conheceu Earnest em Iowa e o que mais lhe chamou atenção nele foi sua "integridade" e que era alguém "fundamentalmente honesto".

"(Earnest) não é apenas um grande porta-voz, mas, o que é mais importante, é de verdade um homem muito, muito, muito bom. Estou realmente orgulhoso dele", disse Obama antes de abraçar o homenageado.

Obama teve três porta-vozes na Casa Branca em seus oito anos de mandato: o primeiro foi Robert Gibbs (2009-2011), depois chegou Jay Carney, até meados de 2014; e finalmente Earnest.

O presidente em fim de mandato fará amanhã a última entrevista coletiva de seus oito anos de mandato, dois dias antes de entregar na sexta-feira o bastão de comando a seu sucessor na Casa Branca, o republicano Donald Trump.

Obama e sua família deixarão Washington na própria sexta-feira, pouco depois dos atos de posse presidencial de Trump, e irão descansar em Palm Springs (Califórnia), segundo detalhou hoje Earnest.

Os presidentes em fim de mandato costumam fazer um último voo no avião presidencial quando já deixaram formalmente o cargo e, nesses casos, embora a aeronave seja a mesma, não é chamada de Air Force One, já que essa denominação é usada unicamente quando a bordo está o presidente em exercício.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Manifestantes protestam contra o turismo de massa em Barcelona

Trump diz que prefere que Biden se mantenha na disputa

Cazaquistão se oferece para sediar negociações de paz entre Armênia e Azerbaijão

Dalai Lama diz que está em bom estado de saúde após cirurgia nos Estados Unidos

Mais na Exame