Mundo

Obama chega a Mianmar para cúpula de países asiáticos

O presidente dos Estados Unidos chegou à capital de Mianmar para se reunir com lideranças dos países que compõem a Asean

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca em Mianmar (Soe Zeya Tun/Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarca em Mianmar (Soe Zeya Tun/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2014 às 11h31.

Naypiydaw - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou nesta quarta-feira à capital de Mianmar (antiga Birmânia) para se reunir com os primeiros-ministros e presidentes dos países-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean).

Na sexta-feira Obama visitará em Yangun a vencedora do prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi antes de partir para a Austrália, onde participará da cúpula do G20.

O líder americano esteve pela primeira vez Mianmar em 2012, ano seguinte à dissolução da última junta militar que cedeu o poder a um governo civil no país.

O presidente dos Estados Unidos, que não participou da cúpula de 2013 por causa da crise orçamentária em seu país, dará apoio à Asean com o objetivo de evitar um conflito bélico no Mar da China Meridional, onde vários países têm disputas territoriais com Pequim.

Brunei, China, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã reivindicam total ou parcialmente a propriedade de uma centena de ilhas e atóis que se encontram no Mar da China Meridional, uma região rica em recursos marítimos e energéticos e enclave fundamental para a rota do comércio marítimo internacional.

Enquanto a Asean promove em conjunto a assinatura de um Código de Conduta para todos os países envolvidos nas reivindicações soberanistas, a China optou pela estratégia de negociar de forma bilateral com cada país.

As Filipinas, que denunciaram com imagens ao longo do ano a política expansionista da China na região, e o Vietnã, que em maio viveu revoltas anti-China em que morreram quatro trabalhadores chineses, lideram a frente dos países do Sudeste Asiático.

A Asean nasceu em 1967 e é formada por Mianmar, Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

Os dez países possuem juntos uma população de 617 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto de US$ 2,5 quatrilhões, com uma média de crescimento de 5,3% entre 2006 e 2013.

Ao fim do encontro as autoridades birmanesas passarão a presidência para a Malásia, anfitriã da cúpula da Asean em 2015.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaEstados Unidos (EUA)G20MianmarPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA