Mundo

Obama chega à Malásia, terceira etapa de sua viagem asiática

Será a primeira visita oficial a este país de um presidente americano desde a viagem de Lyndon Johnson em 1966, em plena Guerra Fria

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chega em Kuala Lumpur, capital da Malásia (REUTERS/Larry Downing)

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chega em Kuala Lumpur, capital da Malásia (REUTERS/Larry Downing)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2014 às 09h42.

Kuala Lumpur - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste sábado a Kuala Lumpur, capital da Malásia, terceira parada de sua viagem asiática que também inclui Japão, Coreia do Sul e Filipinas.

Obama viajou a bordo do Air Foce One procedente de Seul à Malásia, para a primeira visita oficial a este país de um presidente americano desde a viagem de Lyndon Johnson em 1966, em plena Guerra Fria.

O presidente americano participará em cerimônia na Parliament Square e mais tarde do jantar de gala com o monarca malaio, Abdul-Halim, e o primeiro-ministro, Najib Razak, no Palácio Istana Negasse.

Amanhã, a agenda de Obama inclui uma visita à Mesquita Nacional de Kuala Lumpur, um almoço e entrevista coletiva com o primeiro-ministro, assim como sua presença em um fórum de inovação e criatividade e encontros com universitários e representantes da sociedade civil.

Nesta viagem, que começou na quarta-feira, o presidente estreitou laços com o Japão e Coreia do Sul, históricos aliados, e abordou a segurança marítima na região, submetida às tensões com a China, assim como as ameaças da Coreia do Norte e, também, a crise na Ucrânia.

Na segunda-feira, Obama viajará para Filipinas, onde se reunirá com o presidente Benigno Aquino. Na terça-feira concluirá sua viagem e voltará a Washington.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)MalásiaPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame