Mundo

Obama aponta Kathryn Dominguez como dirigente do Fed

Economista será nomeada para posto em aberto no conselho do Federal Serve, banco central americano


	Em janeiro, Barack Obama nomeou o ex-executivo-chefe do Banco do Havaí, Allan Landon, para um dos postos no Fed
 (Nicholas Kamm/AFP)

Em janeiro, Barack Obama nomeou o ex-executivo-chefe do Banco do Havaí, Allan Landon, para um dos postos no Fed (Nicholas Kamm/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2015 às 20h43.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeará a economista Kathryn Dominguez para um posto em aberto no conselho do Federal Reserve, o banco central norte-americano, anunciou a Casa Branca nesta segunda-feira.

"A Dra. Dominguez tem a comprovada experiência, julgamento e profundo conhecimento do sistema financeiro, da política monetária e dos mercados internacionais de capital para servir ao Federal Reserve durante este momento importante em nossa economia", diz Obama no comunicado.

"Ela traz décadas de liderança e expertise em vários postos, particularmente de seus anos como economista e acadêmica de ponta."

Dominguez é professora de Políticas Públicas e Economia na Universidade de Michigan.

Caso confirmada pelo Senado, ela se tornará um dos dirigentes sediados em Washington e terá direito a voto nas decisões de política monetária.

Duas das sete cadeiras no conselho de dirigentes do Fed estão vagas. Em janeiro, Obama nomeou o ex-executivo-chefe do Banco do Havaí Allan Landon para um dos postos.

A nomeação de Landon depende ainda do Comitê Bancário do Senado. Com a escolha de Dominguez, o Senado pode realizar audiências para os dois indicados.

O presidente da comissão, o republicano Richard Shelby, havia dito que não marcaria uma audiência para Landon até que o presidente anunciasse o outro nome. 

Acompanhe tudo sobre:BancosBarack ObamaEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemFinançasMercado financeiroPaíses ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos