Novo presidente do Peru nomeará opositor como primeiro-ministro

Segundo fontes, ação tem como objetivo construir uma ponte sobre profundas divisões políticas e garantir que governo possa atuar com o Congresso

Lima - O novo presidente do Peru, Martín Vizcarra, irá nomear um parlamentar da oposição como seu primeiro-ministro na próxima semana, conforme busca construir uma ponte sobre profundas divisões políticas e garantir que seu governo possa atuar com o Congresso, controlado pela oposição, disseram duas fontes nesta quarta-feira.

O parlamentar centrista, Cesar Villanueva, ex-governador duas vezes eleito por uma região amazônica, trabalhou de perto com partidos da esquerda e da direita enquanto liderava esforços no Congresso pelo impeachment do ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski.

Kuczynski renunciou em meio às crescentes acusações de corrupção, e Vizcarra, seu vice-presidente, assumiu na sexta-feira com promessas de formar um gabinete completamente novo e de lutar contra a corrupção.

Villanueva aceitou a função e está trabalhando com Vizcarra para escolher os 18 ministros de gabinete, disseram uma fonte próxima a Vizcarra e uma segunda fonte no palácio presidencial.

As duas fontes falaram em condição de anonimato antes de um anúncio oficial. Vizcarra disse que irá empossar seu novo gabinete na segunda-feira.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.