Mundo

New York Times declara apoio a democratas Elizabeth Warren e Amy Klobuchar

O jornal americano descreveu a senadora Elizabeth Warren como a opção "radical", e a senadora de Minnesota, Klobuchar, como a alternativa "realista"

EUA: a escolha do jornal foi anunciada algumas semanas antes do início da temporada da eleição presidencial (Montagem/Getty Images/Exame)

EUA: a escolha do jornal foi anunciada algumas semanas antes do início da temporada da eleição presidencial (Montagem/Getty Images/Exame)

A

AFP

Publicado em 20 de janeiro de 2020 às 14h00.

O jornal "The New York Times" tornou público, no domingo (19), seu apoio às senadoras Amy Klobuchar e Elizabeth Warren para as prévias democratas, em uma decisão sem precedentes de respaldar duas pré-candidatas.

A escolha do jornal considerado liberal é anunciada algumas poucas semanas antes da votação em Iowa em 3 de fevereiro. A data inicia oficialmente a temporada da eleição presidencial.

O NYT descreveu a senadora por Massachusetts, Elizabeth Warren, como a opção "radical", e a senadora de Minnesota, Klobuchar, como a alternativa "realista".

"Está em curso um debate essencial entre duas visões que podem definir o futuro do Partido (Democrata) e, talvez, da nação", escreveu o conselho editoral.

"Alguns no partido veem o presidente Trump como uma aberração e acreditam que seja possível um retorno a um Estados Unidos mais sensato. Depois, estão os que acreditam que o presidente Trump foi produto de sistemas políticos e econômicos tão podres que devem ser substituídos", acrescenta o jornal.

"Tanto os modelos radicais quanto os realistas merecem uma séria consideração", insistiu o conselho.

"Por isso, estamos apoiando as candidatas mais efetivas para cada abordagem. Elas são Elizabeth Warren e Amy Klobuchar", completou o texto, acrescentando: "que ganhe a melhor mulher".

Acompanhe tudo sobre:MulheresEleições americanasNew York Times

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump