Mundo

Navios chinês e filipino colidem no Mar da China Meridional

Pequim reivindica controle de quase toda a região oceânica; China acusou Filipinas de “entrar ilegalmente" no mar perto do recife Ren’ai

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 17 de junho de 2024 às 06h59.

Um navio filipino e um navio chinês colidiram nesta segunda-feira, 17, perto das ilhas Nansha (também conhecidas como ilhas Spratly), no disputado Mar da China Meridional, informou a Guarda Costeira de Pequim.

“O navio de reabastecimento filipino ignorou vários avisos sérios do lado chinês”, disse a Guarda Costeira num comunicado. O barco “abordou o (...) navio chinês de forma pouco profissional, resultando numa colisão”, acrescenta o comunicado.

A China acusou o navio filipino de “entrar ilegalmente no mar perto do recife Ren’ai, nas ilhas Nansha da China”. “A Guarda Costeira chinesa tomou medidas de controle contra o navio filipino, de acordo com a lei”, acrescentou.

Pequim reivindica quase todo o Mar da China Meridional, rejeitando reivindicações territoriais de vários países do Sudeste Asiático, incluindo as Filipinas, e uma decisão internacional que nega a sua reivindicação.

Acompanhe tudo sobre:ChinaOceanosFilipinasNavios

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame