Mundo

Nasa observa aumento de vegetação no Ártico

A elevação das temperaturas faz com que a vegetação possa ser vista 700 quilômetros mais ao norte. Antes, ela era encontrada apenas no extremo sul do Ártico nos anos 1980

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2013 às 15h32.

São Paulo - Um novo estudo comandado pela Nasa observou um aumento de vegetação no Ártico. Segundo os pesquisadores, essa é uma consequência do aumento das temperaturas globais.

O trabalho foi realizado por 21 pesquisadores de sete países. Os cientistas analisaram dados dos últimos 30 anos, como imagens de satélites. O resultado foi publicado no domingo (10) no periódico Nature Climate Change.

Além de confirmar o avanço da vegetação, o estudo registrou um aumento de 10% no crescimento das plantas no Ártico nas últimas três décadas. A elevação das temperaturas faz com que a vegetação possa ser vista 700 quilômetros mais ao norte. Antes, ela era encontrada apenas no extremo sul do Ártico nos anos 1980.

Os pesquisadores também descobriram que a diferença entre as temperaturas do verão para o inverno tem diminuído. Isso faz com o que os invernos fiquem cada vez mais amenos.

Essas transformações prejudicam o equilíbrio do Ártico, considerado um dos ecossistemas terrestres mais vulneráveis. Temperaturas mais quentes e mais vegetação ameaçam espécies animais, como o urso polar. Isso porque há uma diminuição da quantidade de gelo marinho e da distribuição de alimentos.

O aumento das temperaturas não afeta apenas o Ártico. Reduzir o gelo marinho, a cobertura de neve e aumentar a absorção de calor do Ártico dá início a um ciclo de aumento de temperaturas. Isso amplifica o aquecimento em todo o planeta.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaBiodiversidadeAnimais em extinçãoPesquisa e desenvolvimento

Mais de Mundo

Tarifas a outros países vão substituir imposto de renda dos EUA, diz Trump

Gustavo Petro denuncia 'possível fraude' em eleições na Colômbia

Acordo com os EUA só será alcançado se a diplomacia for priorizada, diz ministro do Irã

Apresentadora de TV oferece US$ 1 milhão por informações sobre sua mãe, desaparecida há quase um mês