Mundo

Nasa mostra estadunidense votando do espaço

Kate Rubins emitiu seu voto antecipado para as eleições presidenciais dos Estados Unidos

Kate Rubins: astronauta vota do espaço (//AFP)

Kate Rubins: astronauta vota do espaço (//AFP)

A

AFP

Publicado em 24 de outubro de 2020 às 10h54.

Última atualização em 26 de outubro de 2020 às 19h05.

Como 47 milhões de estadounidenses, Kate Rubins emitiu seu voto antecipado para as eleições presidenciais dos Estados Unidos de 3 de novembro.

Mas a astronauta foi a única que usou uma urna espacial, a pouco mais de 400 km sobre o planeta Terra. "Da Estação Espacial Internacional (ISS): votei hoje", escreveu Rubins, em uma foto publicada na conta do Twitter da NASA.

Uma urna eletrônica segura, gerada pelo escritório do Condado de Harris, onde está o Centro Espacial Johnson da NASA em Houston, Texas (sul), foi enviada por e-mail para a ISS.

Rubins preencheu o e-mail e o enviou de volta ao escritório do condado.

Essa não é a primeira vez que a astronauta realiza este processo, ela já votou nas eleições de 2016 na ISS. O Congresso aprovou uma legislação em 1997 que tornou possível o voto no espaço.

"Consideramos uma honra poder votar do espaço", disse em um vídeo antes que ela e dois cosmonautas russos decolarem no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, em 14 de outubro.

"Se podemos fazê-lo no espaço, acho que também podem fazer na terra", comentou.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)NasaEleições americanas

Mais de Mundo

No 26º dia de guerra: Irã nega diálogos com os EUA e rejeita plano de Trump para acabar com conflito

Montadoras chinesas crescem na América Latina, África e Ásia

Governo dos EUA autoriza venda de combustível com maior teor de etanol diante de possível escassez

Uso de carvão ganha força no mundo com alta do preço do petróleo