Mundo

Nancy Pelosi, 1ª mulher a presidir Câmara dos EUA, anuncia aposentadoria

Aos 85 anos, Pelosi comunicou que não disputará a reeleição ao Congresso nas legislativas de 2026

Nancy Pelosi: congressista comandou a Casa por oito anos no total (Charly Triballeau/AFP)

Nancy Pelosi: congressista comandou a Casa por oito anos no total (Charly Triballeau/AFP)

Publicado em 6 de novembro de 2025 às 12h36.

A veterana democrata Nancy Pelosi, primeira mulher a presidir a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira, 6, que deixará a política nas próximas eleições.

Aos 85 anos, Pelosi comunicou que não disputará a reeleição ao Congresso nas legislativas de 2026, em um vídeo voltado principalmente aos eleitores da cidade de San Francisco (Califórnia), sua cidade natal.

“Digo aos meus colegas na Câmara o tempo todo, seja qual for o título que me tenham atribuído (presidente, líder, coordenadora), que não houve maior honra para mim do que estar na Câmara e dizer ‘falo em nome do povo de São Francisco’”, disse Pelosi em sua mensagem.

Representante da região californiana há 38 anos, Pelosi ocupou a presidência da Câmara em dois períodos — de 2007 a 2011 e de 2019 a 2023 —, somando oito anos no comando da Casa.

Ao longo da carreira, ficou conhecida por sua habilidade em unir as diferentes alas do Partido Democrata e foi peça-chave na aprovação da lei de saúde pública “Obamacare”, durante o governo Barack Obama.

A chegada ao poder do republicano Donald Trump marcou uma fase mais combativa da trajetória política de Pelosi, que se destacou pela disposição em confrontar o ex-presidente em temas centrais da agenda americana.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)CongressoAposentadoria

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza