Mundo

Fed aumenta os juros americanos em 0,25 ponto percentual

Banco Central americano eleva a taxa de juros para 4,7% ao ano. Analistas acreditam que o ciclo de altas só terminará quando a taxa chegar a 5%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Em sua primeira reunião sob a comando de Ben Bernanke, o Federal Reserve (Fed) mostrou que a política de alta dos juros iniciada por Alan Greespan ainda não chegou ao fim. O Banco Central americano elevou a taxa básica da economia em 0,25 ponto percentual, puxando os juros anuais para 4,75%.

Essa é 15ª alta consecutiva implementada pelo Fed. Os analistas já esperavam por isso, e agora acreditam que o fim do ciclo está perto do fim. Muitos deles apostam que os juros chegará a 5% até começar a cair.

A intenção do Fed é conter o consumo americano, que está aquecido e pressiona a inflação para cima. Mas sempre há o perigo do efeito colateral: desaceleração econômica. A equipe de Bernanke, no entanto, descartou essa possibilidade. "A economia voltou a se recuperar fortemente nesse trimestre, e tudo indica que irá se estabilizar", disse o Fed, em comunicado.

O desafio do banco central americano é encontrar um ponto de equilíbrio na taxa de juros - que não acelere demais o crescimento econômico, mas também não cause recessão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Trump ameaça aplicar tarifas aos países contrários ao plano dos EUA de anexação da Groenlândia

Rússia critica Otan e nega planos militares na Groenlândia

Casal acusa ICE de usar gás lacrimogêneo em carro com crianças nos EUA

China e Canadá tentam reaproximação após anos de tensões diplomáticas