Mundo

Fed aumenta os juros americanos em 0,25 ponto percentual

Banco Central americano eleva a taxa de juros para 4,7% ao ano. Analistas acreditam que o ciclo de altas só terminará quando a taxa chegar a 5%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Em sua primeira reunião sob a comando de Ben Bernanke, o Federal Reserve (Fed) mostrou que a política de alta dos juros iniciada por Alan Greespan ainda não chegou ao fim. O Banco Central americano elevou a taxa básica da economia em 0,25 ponto percentual, puxando os juros anuais para 4,75%.

Essa é 15ª alta consecutiva implementada pelo Fed. Os analistas já esperavam por isso, e agora acreditam que o fim do ciclo está perto do fim. Muitos deles apostam que os juros chegará a 5% até começar a cair.

A intenção do Fed é conter o consumo americano, que está aquecido e pressiona a inflação para cima. Mas sempre há o perigo do efeito colateral: desaceleração econômica. A equipe de Bernanke, no entanto, descartou essa possibilidade. "A economia voltou a se recuperar fortemente nesse trimestre, e tudo indica que irá se estabilizar", disse o Fed, em comunicado.

O desafio do banco central americano é encontrar um ponto de equilíbrio na taxa de juros - que não acelere demais o crescimento econômico, mas também não cause recessão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais forte que heroína, México diz que trabalha 'duro' para impedir que fentanil chegue aos EUA

Houthis ameaçam EUA com armas nunca antes utilizadas

Cuba reconhece que deve dolarizar parcialmente sua economia para recuperar moeda nacional

Mais na Exame