Mundo

Líderes mundiais acreditam na prosperidade, mas temem segurança

Pesquisa realizada com os participantes do Fórum Econômico Mundial e com cidadãos comuns mostra que diferenças de prioridades

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Um futuro próspero, porém menos seguro. É assim que os principais líderes mundiais imaginam o mundo nos próximos anos. A pergunta foi feita a 2 500 personalidades do mundo dos negócios que irão participar do Fórum Econômico Mundial, que começa na semana que vem, em Davos.

Sob o título de "A voz dos Líderes", a pesquisa mostrou que 65% dos participantes acreditam que a próxima geração irá viver em um mundo mais próspero economicamente. No entanto, a maioria (55%) afirmou estar preocupada a segurança. Para eles, o mundo deve piorar nesse quesito.

A idéia da enquete entre os grandes líderes da economia era compará-la com uma outra pesquisa, entitulada "A voz do povo". A diferença, nesse caso, é que as perguntas foram feitas a pessoas comuns, cerca de 50 000 delas, de diversos países. Apenas 30% do público afirmou estar preocupado com a segurança mundial. Mas, em comparação aos homens de negócio, o cidadão está um pouco mais cético quanto ao futuro econômico: 43% acreditam que as próximas gerações poderão desfrutar de um mundo mais próspero.

"Com essa pesquisa, ficou claro que os participantes do Fórum Econômico Mundial e a população em geral vêem o mundo de uma forma diferente", disse Peter Torreele, diretor do Fórum.

Outra pergunta feita aos dois grupos diz respeito a prioridades para o futuro. Como já era de se esperar, a resposta dos líderes teve um cunho econômico: 31% esperam que a classe política encoraje o mundo dos negócios, enquanto para os cidadãos do planeta as questões sociais deveriam ser priorizadas, sobretudo o desenvolvimento econômico e a luta contra as desigualdades.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições Venezuela: TSE irá mandar observadores para acompanhar votações

Incêndio deixa sete mortos na França; criança estaria entre vítimas

Eleições nos EUA: vice de Trump, Vance promete recuperar indústria em estados cruciais na disputa

Solto da prisão de manhã, Peter Navarro é ovacionado na convenção republicana à noite

Mais na Exame