Mundo

Multinacionais colaboram por sustentabilidade urbana

Seis companhias, entre elas Toyota e Siemens, entraram em um projeto em Turku, na Finlândia, para que a região tenha um planejamento urbano mais eficiente e ecológico

A cidade de Turku é a quinta maior da Finlândia
 (Wikimedia Commons)

A cidade de Turku é a quinta maior da Finlândia (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2011 às 13h03.

São Paulo - Pela primeira vez, empresas globais se juntam a uma prefeitura para um projeto de colaboração com objetivos sustentáveis.

Seis companhias multinacionais, que incluem a Toyota, TNT e Siemens, entraram em um projeto junto com a cidade de Turku, na Finlândia, para ajudar a região a ter um planejamento urbano mais eficiente e ecológico.

A colaboração faz parte de uma iniciativa do projeto do conselho global de negócios por desenvolvimento sustentável (ou a WBCSD), uma organização composta por diversos CEOs e que tem o compromisso de buscar uma economia mais ecologicamente sustentável.

Com o crescimento do número de pessoas que vivem em centros urbanos, o conselho cria iniciativas para planejamento de grandes cidades.

Conhecido como Iniciativa de Infraestrutura Urbana, o projeto conta com diversas categorias, ou passos, para a sustentabilidade.

Os objetivos são desde produção de biogás, controle de energia e logística verde até automação de prédios, que consiste em criar construções com tomadas mais verdes e colocar outras preocupações ambientais nas reformas de prédios antigos ou na construção de novos.

Há passos mais abrangentes como, por exemplo, sistemas de controle de tráfego e campanhas de conscientização para que as pessoas usem meios de transporte alternativos.

A iniciativa busca, agora, além do investimento na cidade da Finlândia, novas cidades para projetos ecológicos e urbanos. Estão sendo pesquisadas cidades em três diferentes continentes onde seria possível concentrar os esforços em desenvolvimento dos centros urbanos, uso das terras e da energia.

Acompanhe tudo sobre:CidadesSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia