Mundo

Mudança de embaixada dos EUA para Jerusalém é uma catástrofe, diz Líbano

O primeiro-ministro do Líbano afirmou que mudança da embaixada americana para Jerusalém é uma nova catástrofe para os palestinos

Gaza: Saad Hariri classificou a medida dos EUA de provocadora porque agrava o conflito (Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

Gaza: Saad Hariri classificou a medida dos EUA de provocadora porque agrava o conflito (Ibraheem Abu Mustafa/Reuters)

E

EFE

Publicado em 14 de maio de 2018 às 13h28.

Beirute - O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, condenou nesta segunda-feira a mudança da embaixada dos Estados Unidos de Tel Aviv para Jerusalém e o reconhecimento da cidade como capital de Israel, um passo que classificou como uma "nova catástrofe" para os palestinos.

Em comunicado, Hariri afirmou que a abertura da nova sede diplomática é uma tragédia que ocorre às véspera da celebração da Nabka (catástrofe), em referência à fundação do Estado de Israel há 70 anos, assim chamada pelos árabes.

O chefe do governo libanês classificou a medida dos EUA de "provocadora" porque agrava o conflito, a "opressão e os massacres cometidos por Israel contra o povo palestino".

"Expresso meu profundo pesar frente a esta decisão que provoca a cólera de centenas de milhões de árabes, cristãos e muçulmanos, atiça a violência, permite que os israelenses sigam derramando mais sangue de palestinos inocentes e aumenta o extremismo que ameaça a comunidade internacional", indicou Hariri na nota.

O primeiro-ministro expressou solidariedade aos palestinos em sua "luta legítima" e pediu à comunidade internacional para "atuar rápido para pôr fim aos massacres e ajudar os palestinos a estabelecer um Estado independente com Jerusalém Oriental como capital".

Os EUA inauguraram oficialmente hoje a embaixada do país em Jerusalém em meio a grandes protestos dos palestinos na Faixa de Gaza. As forças de segurança de Israel reagiram, matando 40 pessoas e deixando mais de 2 mil feridos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)IsraelJerusalémLíbano

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal