Moscou tem pior trânsito do mundo

São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as 10 cidades mais congestionadas

São Paulo - A empresa de serviços de navegação TomTom divulgou os resultados de sua pesquisa global anual de trânsito. Segundo o levantamento, os motoristas passam em média oito dias de suas vidas por ano presos em congestionamentos.

Outro dado interessante é que as vias classificadas como secundárias costumam estar mais cheias do que as grandes avenidas na hora do rush.

A cidade mais congestionada do mundo é Moscou, na Rússia, com um índice de trânsito de 74%. Este número é baseado na comparação do tempo de viagem de um mesmo trajeto nas horas sem trânsito e nos horários de pico.

Considerando estes dados, um motorista na capital russa perde em média 76 minutos a cada hora ao volante em horários de pico. Ou seja, uma viagem que levaria uma hora para ser realizada seria feita em quase duas horas por lá.

Duas cidades aparecem na lista das 10 cidades mais caóticas. O Rio de Janeiro aparece na terceira posição, com índice de 55%, e São Paulo surge no quinto lugar com 46%, uma posição atrás da Cidade do México e seus 54%.

Surpreendentemente, Londres, uma das cidades mais conhecidas pelo trânsito complicado na Europa, não está na lista.

Veja abaixo as cidades listadas no estudo da TomTom:

1º: Moscou (Rússia): 74%
2º: Istambul (Turquia): 62%
3º: Rio de Janeiro (Brasil): 55%
4º: Cidade do México (México): 54%
5º: São Paulo (Brasil): 46%
6º: Palermo (Itália): 39%
7º: Varsóvia (Polônia): 39%
8º: Roma (Itália): 37%
9º: Los Angeles (EUA): 36%
10º: Dublin (Irlanda): 35%

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.