Mundo

Monti contrata conselheiro de Obama para campanha

O ex-primeiro-ministro italiano pretende envolver-se em campanhas e no próximo governo


	Mario Monti: ex-primeiro-ministro da Itália já usou sarcasmos e agressividade em programa de televisão, características incomuns em seus pronunciamentos
 (Tony Gentile/Reuters)

Mario Monti: ex-primeiro-ministro da Itália já usou sarcasmos e agressividade em programa de televisão, características incomuns em seus pronunciamentos (Tony Gentile/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Nova York - O ex-primeiro-ministro da Itália Mario Monti decidiu contratar David Axelrod, principal conselheiro da campanha do presidente dos EUA, Barack Obama, segundo o jornal La Stampa. Após ter renunciado ao cargo no fim do ano passado, Monti quer desempenhar um papel decisivo no próximo governo.

Axelrod ficou famoso por sua capacidade de "angariar votos de eleitores brancos a norte-americanos com ascendência africana" e por sua agressividade, de acordo com o jornal. Suas habilidades podem ser úteis a Monti, que após anos como professor agora se envolverá em campanhas.

A aparição de Monti em um programa italiano de televisão ontem mostrou que ele já começou a adotar algumas dicas do seu conselheiro norte-americano. O ex-premiê, que costuma adotar discursos técnicos sobre a União Europeia, dessa vez atacou Angelino Alfano, candidato a primeiro-ministro pelo partido Povo da Liberdade (PDL, na sigla em italiano), liderado por Silvio Berlusconi. Monti fez uso de sarcasmos e agressividade atípicos.

Ao mesmo tempo, ele aliviou as críticas ao líder do Partido Democrático, Pier Luigi Bersani, lamentando o passado de Bersani no Partido Comunista mas reconhecendo que ele foi um ministro competente no passado. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEuropaItáliaPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

22 de julho foi o dia mais quente registrado no mundo, quebrando o recorde do dia anterior

TSE desmente Maduro e afirma que urna eletrônica brasileira é 'totalmente auditável'

Assessor de Trump denuncia Harris por receber indevidamente fundos da campanha de Biden

Olímpíadas 2024: Paris terá sete policiais para cada atleta

Mais na Exame