Mundo

Modelo de 14 anos morre após colapso por exaustão

Agência não contratou seguro de saúde e só poderia obrigá-la a trabalhar três horas por semana; agora, está sendo acusada de trabalho escravo

Vlada Dzyuba: modelo de 14 anos morreu de exaustão (Facebook/Reprodução)

Vlada Dzyuba: modelo de 14 anos morreu de exaustão (Facebook/Reprodução)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de outubro de 2017 às 17h52.

Última atualização em 28 de outubro de 2017 às 17h55.

São Paulo - Escalada para desfilar em um evento de moda em Xangai, na China, a modelo russa Vlada Dzyuba, de 14 anos, foi submetida a 13 horas intensas de trabalho e teve um colapso. De acordo com o jornal britânico Daily Mail, ela entrou em coma e morreu dois dias depois.

Vlada estava no país há três meses. No dia de sua morte, ela teve uma exaustão total e contraiu meningite crônica, que a levou ao coma minutos antes de fazer uma de suas últimas entradas na passarela.

A agência que a contratou, segundo o jornal, não pagava seguro saúde para a adolescente e a forçava a trabalhar muitas horas além do permitido - ela poderia trabalhar somente três horas por semana. Agora, a empresa está sendo acusada de promover trabalho escravo.

Oksana, mãe da menina, disse à publicação que sua filha lhe telefonou por algumas vezes nos intervalos reclamando de cansaço. "Ela me chamava e dizia: 'Mamãe, estou tão cansada. Eu quero tanto dormir'", relatou.

Pavel Mikov, ombudsman dos direitos humanos em Perm, cidade natal da modelo, disse que assumiria pessoalmente as investigações sobre o caso.

Acompanhe tudo sobre:ModelosMortes

Mais de Mundo

Israel vai suspender mais de 20 organizações humanitárias em Gaza

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país

Rússia endurece tom contra Ucrânia e ameaça plano de paz após suposto ataque