Mundo

Merkel e Lugo destacam vontade de intensificar cooperação

Segundo a chanceler alemã, os dois países possuem "um tratado de amizade há 150 anos"

Lugo atribuiu o crescimento paraguaio de 15% à cooperação internacional  (Getty Images)

Lugo atribuiu o crescimento paraguaio de 15% à cooperação internacional (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2011 às 09h09.

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, destacaramn nesta sexta-feira a vontade dos dois países de intensificar a cooperação econômica, baseada em uma longa relação de amizade que abrange 150 anos praticamente ininterruptos.

"Podemos lembrar que temos um tratado de amizade há 150 anos", disse Merkel em pronunciamento conjunto perante a imprensa na Chancelaria Federal.

"O presidente e eu falamos da situação do Paraguai, constatamos que houve um desenvolvimento econômico positivo, mas também que há muito por fazer, e a Alemanha está disposta a continuar ajudando através da cooperação", acrescentou a chanceler.

Por sua vez, Lugo destacou o avanço econômico que houve em seu país, com um crescimento de mais de 15%, e disse que, junto com o trabalho interno do Governo e dos setores econômicos, a cooperação internacional tinha sido chave para alcançá-lo.

"O crescimento econômico também foi possível graças à cooperação internacional e à cooperação alemã, por exemplo na ajuda para a recuperação de solos para camponeses", disse Lugo.

O presidente do Paraguai agradeceu a ajuda que teve seu país da Alemanha e se mostrou partidário de intensificar o intercambio tecnológico e científico.

Merkel destacou, neste sentido, que há campos concretos nos que a Alemanha pode ajudar, como na implementação da reforma agrária e no impulso ao desenvolvimento agrícola, e prometeu que a ajuda não terminará.

"Continuaremos a cooperação no futuro para impulsionar os projetos que são decisivos para o desenvolvimento do Paraguai", disse Merkel.

Os dois políticos falaram também sobre o estado das negociações para um acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a UE.

O presidente paraguaio ressaltou que sua visita à Alemanha é a primeira à Europa desde que chegou à Presidência, o que é uma maneira, disse, de ressaltar a importância que este país sempre teve para o Paraguai.

Antes de sua reunião com Merkel, Lugo foi recebido com honras militares pelo presidente da Alemanha, Christian Wulff.

Esta tarde, o presidente do Paraguai pronunciará uma conferência na sede da Fundação Friedrich Ebert e à noite assistirá a um concerto da orquestra de câmara de Assunção.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAmérica LatinaAngela MerkelEuropaLuiz Inácio Lula da SilvaPaíses ricosParaguaiPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Imigrantes buscam orientação à medida que posse de Trump se aproxima: 'Todos estão com medo'

'Ninguém vai ganhar uma guerra comercial', diz China após Trump prometer tarifaço

Ucrânia afirma que a Rússia efetuou um ataque noturno 'recorde' com 188 drones

Orsi visita seu mentor Mujica após ser eleito presidente do Uruguai