Mundo

Merkel anuncia negociações para coalizão com Verdes e FDP

Partido da chanceler alemã e a União Social-Cristã (CSU) irão conversar separadamente com o FDP e com os Verdes na próxima semana

Angela Merkel: "na sexta-feira, 20 de outubro, teremos uma primeira rodada de conversas exploratórias com todos os parceiros" (Axel Schmidt/Reuters)

Angela Merkel: "na sexta-feira, 20 de outubro, teremos uma primeira rodada de conversas exploratórias com todos os parceiros" (Axel Schmidt/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de outubro de 2017 às 09h00.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira que seu bloco conservador vai iniciar conversas exploratórias para a formação de um governo de coalizão com o Partido Democratas Livres (FDP), pró-mercados, e com os ambientalistas do partido Verdes.

A União Democrata-Cristã (CDU), de Merkel, e seu representante na Baviera, a União Social-Cristã (CSU), irão conversar separadamente com o FDP e com os Verdes na próxima semana, afirmou a chanceler.

"Então, na sexta-feira, 20 de outubro, teremos uma primeira rodada de conversas exploratórias com todos os parceiros", disse Merkel em entrevista coletiva ao lado do líder da CSU, Horst Seehofer.

A CDU, de Merkel, aparentemente fez uma concessão à CSU no domingo ao concordar estabelecer um teto para o número de pessoas que a Alemanha receberá por ano por questões humanitárias.

Merkel disse que ficou muito satisfeita com o acordo, que foi "uma base muito boa para avançarmos para as conversas exploratórias (de coalizão)".

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelPolítica

Mais de Mundo

Apagão cibernético: Governos descartam suspeitas de ataques hacker e mantêm contatos com Microsoft

Apagão cibernético já gerou cancelamento de quase 1.400 mil voos pelo mundo; veja situação por país

António Guterres se diz "decepcionado" após Parlamento de Israel votar contra Estado palestino

Parlamento de Israel votou contra criação de Estado palestino por considerar 'ameaça existencial'

Mais na Exame