Mundo

Médico Federico Franco assume Presidência do Paraguai

Nascido em Assunção no dia 23 de julho de 1962, Franco pertence ao Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA)

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2012 às 17h14.

Assunção - Vice-presidente do Paraguai desde abril de 2008, o médico Federico Franco, um político liberal e contrário ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é assumiu nesta sexta-feira a chefia do Governo após o impeachment sofrido por Fernando Lugo em votação no Parlamento.

Nascido em Assunção no dia 23 de julho de 1962, Franco pertence ao Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), o principal de apoio a Lugo até ontem, quando seu presidente, Blas Riquelme, anunciou que deixava de respaldá-lo, possibilitando assim o julgamento político do governante.

Antes de assumir a Presidência, Franco foi vereador (1991-1996) e prefeito da cidade de Fernando de la Mora (1996-2001), vizinha a Assunção, e de 2003 a 2007 foi governador do Departamento (estado) Central. Em 2007, renunciou ao cargo para preparar sua candidatura junto com Lugo.

Franco se declara católico e é casado com Emilia Alfaro, atual deputada pelo PLRA e com quem tem quatro filhos, Luis, Claudia, Ivan e Enzo.

Lugo e Franco chegaram ao poder em 2008 graças a uma coalizão formada por vários partidos políticos, movimentos e setores sociais denominada Aliança Patriótica para a Mudança, da qual o PLRA era o principal. Em seguida, os dois se distanciaram por diferenças ideológicas.

Franco entrou em choque com o entorno do presidente, dominado por líderes de grupos minoritários de esquerda da coalizão governante, praticamente desde o primeiro dia de governo de Lugo.

Além disso, como vice-presidente da República e presidente do Senado, ele se opôs à entrada da Venezuela no Mercosul, processo travado justamente por sua oposição e que já havia sido aprovado pelos Parlamentos dos outros três países-membros do bloco.

Franco disse em várias ocasiões que só daria seu aval caso o presidente venezuelano, Hugo Chávez, ''demonstre sinais de mudança para uma democracia''.

O novo presidente do Paraguai cursou a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Assunção, em 1986 recebeu o título de Médico Cirurgião e depois fez uma pós-graduação em Medicina Interna.

A família de Franco possui na cidade de Fernando de la Mora uma clínica que hoje pertence a ele e a seus irmãos, onde trabalham desde sua fundação.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCassaçõesFederico FrancoFernando LugoImpeachmentParaguaiPolíticos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia