Mundo

May buscará solução "pragmática" para Brexit em Bruxelas

A menos de dois meses até que a Grã-Bretanha deixe a União Europeia, as preocupações aumentam com o risco de uma saída sem acordo

May: membros do parlamento, que no mês passado rejeitaram o acordo apresentado pela primeira-ministra, instruíram-na a voltar a Bruxelas para renegociar (Toby Melville/Reuters)

May: membros do parlamento, que no mês passado rejeitaram o acordo apresentado pela primeira-ministra, instruíram-na a voltar a Bruxelas para renegociar (Toby Melville/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 3 de fevereiro de 2019 às 12h24.

Última atualização em 3 de fevereiro de 2019 às 12h27.

Londres - A primeira-ministra britânica Theresa May disse neste domingo que buscará uma "solução pragmática" nas negociações com Bruxelas para um impasse parlamentar sobre os termos em que a Grã-Bretanha deixa a União Europeia.

A menos de dois meses até que a Grã-Bretanha deixe o bloco em 29 de março, as preocupações aumentam com o risco de uma saída sem acordo.

A questão que mais trouxe oposição de legisladores em seu Partido Conservador é a fronteira pós-Brexit entre o Reino Unido e a Irlanda, mas May, em texto no jornal The Sunday Telegraph, não esclareceu como pretendia resolvê-la.

Membros do parlamento, que no mês passado rejeitaram o acordo Brexit de May com a UE, instruíram-na a voltar a Bruxelas para renegociar os acordos para a Irlanda do Norte.

A UE rejeitou as negociações de reabertura do chamado "backstop", mecanismo para manter uma fronteira aberta na ilha da Irlanda caso a Grã-Bretanha e a UE não consigam um acordo comercial de longo prazo antes do final de um período de transição.

"Quando eu retornar a Bruxelas, estarei lutando pela Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, estarei armada com um novo mandato, novas idéias e uma renovada determinação para chegar a uma solução pragmática que entregue o Brexit que o povo britânico votou."

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa MayUnião Europeia

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países