Acompanhe:

Marcos Valério é preso acusado de fraude em registro de terras

Após ser preso em Belo Horizonte, o empresário já estava sendo transferido para a Bahia

Modo escuro

Continua após a publicidade
De acordo com o Ministério Público baiano, Valério atuaria junto a advogados e cartórios para fraudar registros de terras no oeste do estado (José Cruz/ABr)

De acordo com o Ministério Público baiano, Valério atuaria junto a advogados e cartórios para fraudar registros de terras no oeste do estado (José Cruz/ABr)

E
Eduardo Simões

Publicado em 2 de dezembro de 2011 às, 12h24.

São Paulo - O empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado pelo Ministério Público Federal como operador do esquema que ficou conhecido domo mensalão, foi preso nesta sexta-feira em Belo Horizonte acusado de fraudes em registros de terras na Bahia, infornou a Polícia Civil de Minas Gerais.

Valério foi preso pela manhã na capital mineira, atendendo a um mandado de prisão expedido pela Justiça da Bahia. Outras três pessoas também foram presas em Minas Gerais como parte da Operação Terra do Nunca, realizado pelo Ministério Público e pela Polícia da Bahia.

O empresário ficou nacionalmente conhecido em 2005, quando estourou o escândalo do mensalão, em que parlamentares e partidos da base do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva supostamente receberiam dinheiro para apoiar o governo.

De acordo com o Ministério Público baiano, Valério atuaria junto a advogados e cartórios para fraudar registros de terras no oeste do estado.

Os acusados criariam matrículas falsas de imóveis e usariam esses documentos para garantir dívidas de empresas de Marcos Valério, segundo o Ministério Público.

No total, 23 pessoas foram presas na Operação Terra do Nunca. Após ser preso em Belo Horizonte, numa operação conjunta das polícias civis de Minas e da Bahia, o empresário já estava sendo transferido para a Bahia.

O escândalo do mensalão, denunciado pelo ex-deputado Roberto Jeferson, que posteriormente teve o mandato cassado sob acusação de envolvimento no esquema, foi a pior crise do governo Lula e resultou na queda do então ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que também teve o mandato de deputado federal cassado após deixar o ministério.

Trinta e oito réus respondem a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de envolvimento no esquema, entre eles Dirceu, Jefferson, o ex-deputado e ex-presidente do PT José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares.

Últimas Notícias

Ver mais
Quem é o fundador da FTX? De um dos mais jovens bilionários a 25 anos de prisão
Future of Money

Quem é o fundador da FTX? De um dos mais jovens bilionários a 25 anos de prisão

Há 11 horas

Equador tem rebelião em penitenciária que foi cenário de fuga de líder do crime organizado
Mundo

Equador tem rebelião em penitenciária que foi cenário de fuga de líder do crime organizado

Há 20 horas

Jair Renan Bolsonaro vira réu por suposta fraude em empréstimo bancário
Brasil

Jair Renan Bolsonaro vira réu por suposta fraude em empréstimo bancário

Há um dia

ClearSale corta custos e diminui prejuízo em 32% em 2023
seloMercados

ClearSale corta custos e diminui prejuízo em 32% em 2023

Há 3 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais