Mundo

Mandela apresenta bom estado de saúde e está animado

Relato do Congresso Nacional Africano é o primeiro sobre o estado de saúde do ex-presidente desde que recebeu alta

Mulher observa ambulância que acredita-se estar transportando Nelson Mandela até sua casa em Houghton, África do Sul (Siphiwe Sibeko/Reuters)

Mulher observa ambulância que acredita-se estar transportando Nelson Mandela até sua casa em Houghton, África do Sul (Siphiwe Sibeko/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2013 às 12h00.

Johanesburgo - O ex-presidente Nelson Mandela apresenta boa saúde e animado, disse na segunda-feira o Congresso Nacional Africano (CNA), partido governante da África do Sul, no primeiro relato atualizado sobre o estado de saúde dele desde que recebeu alta do hospital no início de abril.

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, e outros líderes do partido visitaram o ex-presidente e herói da luta contra o Apartheid, de 94 anos, em sua casa de Johanesburgo.

"Depois de receber um relato da equipe médica, as autoridades nacionais estão convencidos de que o presidente Mandela está bem de saúde e está recebendo o melhor cuidado médico", disse o ANC.

Zuma e os outros líderes encontraram "Mandela em boa forma e de bom humor", acrescentou o grupo em um comunicado.

Mandela passou mais de uma semana internado no hospital para tratar uma pneumonia, o terceiro problema em quatro meses.

O Prêmio Nobel da Paz deixou o cargo de presidente em 1999, mas ainda é reverenciado pelos sul-africanos e no exterior por liderar a longa campanha contra o apartheid e, em seguida, defender a reconciliação racial.

Os problemas pulmonares de Mandela são da época em que foi preso político, quando contraiu tuberculose. Ele passou 27 anos em Robben Island e em outras prisões por tentar derrubar o governo da minoria branca.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulNelson MandelaPolíticosSaúde

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia