Mundo

Malásia e Inmarsat divulgam dados de avião desaparecido

Malásia e Inmarsat publicaram a informação técnica do avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo


	Boeing 777 da Malaysian Airlines: documento reúne dados recolhidos por satélite do voo
 (Wikimedia/Laurent ERRERA)

Boeing 777 da Malaysian Airlines: documento reúne dados recolhidos por satélite do voo (Wikimedia/Laurent ERRERA)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2014 às 09h03.

Bangcoc - As autoridades da Malásia e a empresa britânica de satélites Inmarsat publicaram nesta terça-feira a informação técnica do avião da Malaysia Airlines que desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo e que acredita-se que tenha caído no Oceano Índico.

O documento, de 47 páginas, reúne os dados recolhidos por satélite do voo MH370 da Malaysia Airlines desde às 13h06m43s (horário de Brasília, 00h06m43s na hora local da da Malásia) até às 20h15m01s (de Brasília) quando foi registrado o último contato.

Esta informação foi fundamental para que analistas de vários países determinassem que o avião, um Boeing 777-200, caiu no sul do Índico.

O Departamento de Aviação Civil da Malásia assinalou em comunicado que a divulgação dos dados é em cumprimento da promessa feita pelo Ministério de Transporte em 19 de maio em prol da transparência.

Familiares dos passageiros e da tripulação desaparecida acusaram as autoridades malasias várias vezes de ocultar informação e de ter iniciado a busca pelo avião tarde demais.

O voo MH370 decolou de Kuala Lumpur na madrugada de 8 de março com 239 pessoas a bordo e deveria aterrissar em Pequim umas seis horas mais tarde.

A aeronave desapareceu das telas de controle de radar 40 minutos depois da decolagem e mudou de rumo em uma "ação deliberada", segundo a Malásia, atravessando a Península de Malaca no sentido contrário ao trajeto inicial indo acabar no Índico.

As operações de busca ainda não encontraram nenhum destroço do avião nem as caixas-pretas.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoBoeing 777MalásiaMalaysia Airlines

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia