Mundo

Malásia anuncia expulsão de 50 cidadãos norte-coreanos

Decisão é uma exceção à medida que proíbe a saída de cidadãos da Coreia do Norte do país, anunciada após a crise diplomática entre os dois países

Coreia do Norte: cidadãos que serão expulsos estão com seus vistos vencidos (Thomas Peter/Reuters)

Coreia do Norte: cidadãos que serão expulsos estão com seus vistos vencidos (Thomas Peter/Reuters)

A

AFP

Publicado em 14 de março de 2017 às 08h46.

Kuala Lumpur - A Malásia vai expulsar 50 norte-coreanos com vistos vencidos, em uma provável exceção à medida que proíbe a saída de cidadãos da Coreia do Norte do país, anunciada após o assassinato de Kim Jong-nam, informou o vice-primeiro-ministro malaio, Ahmad Zahid Hamidi.

A morte em fevereiro em Kuala Lumpur do meio-irmão do dirigente norte-coreano Kim Jong-un provocou uma crise diplomática entre Malásia e Coreia do Norte. Cada país proibiu que os cidadãos do outro país abandonem seu território.

Ahmad Zahid Hamidi anunciou, no entanto, que 50 norte-coreanos que trabalham no estado de Sarawak, na ilha de Bornéu, seriam expulsos, apesar da proibição de deixar o território.

"Vamos enviar a Pyongyang os trabalhadores norte-coreanos em Sarawak com vistos que não são mais válidos", declarou, antes de destacar que a expulsão acontecerá "em breve".

Durante muitos anos, os vínculos entre Pyongyang e Kuala Lumpur foram particularmente estreitos, mas a situação mudou drasticamente após o assassinato de Kim Jong-nam em 13 de fevereiro.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteMalásia

Mais de Mundo

Eleições no Reino Unido: trabalhistas tiveram vitória esmagadora, aponta boca-de-urna

Governo conservador português quer restaurar alguns benefícios fiscais para estrangeiros

Congresso do Peru aprova lei que prescreve crimes contra a Humanidade cometidos antes de 2022

Mbappé pede votos contra extrema direita: "Não podemos deixar o país nas mãos dessa gente"

Mais na Exame