Mundo

Mais de 50 incêndios em montanhas de lixo em Nápoles

A crise do lixo aumentou nos últimos dias com o acúmulo de mais de 2.300 toneladas de resíduos nas ruas

Coluna de fogo queima uma montanha de lixo: novo prefeito ordenou coleta durante 24 horas para conter a crise
 (AFP)

Coluna de fogo queima uma montanha de lixo: novo prefeito ordenou coleta durante 24 horas para conter a crise (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2011 às 09h38.

Nápoles, Itália - Um total de 55 incêndios foram iniciados durante a noite em Nápoles (sul da Itália) por habitantes de bairros invadidos por montanhas de lixo, e precisaram da intervenção dos bombeiros.

A crise do lixo aumentou nos últimos dias com o acúmulo de mais de 2.300 toneladas de resíduos nas ruas, incluindo o centro histórico.

O prefeito de Nápoles, Luigi de Magistris, que assumiu o cargo há apenas 10 dias, ordenou na quinta-feira a coleta do lixo durante as 24 horas do dia e que os caminhões do serviço de limpeza sejam escoltados por guardas armados.

Em uma entrevista ao jornal La Repubblica, o prefeito afirmou que "diversos meios querem que Nápoles permaneça sepultada sob o lixo, seja para especular politicamente, seja porque respondem a interesses pouco lícitos".

A Camorra, a máfia napolitana, consegue grandes lucros com atividades como o narcotráfico, o controle da coleta e o tratamento do lixo, assim como no setor imobiliário.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPaíses ricosEuropaItáliaPiigsMeio ambiente

Mais de Mundo

Trump condiciona reconstrução de Gaza a desarmamento "total e imediato" do Hamas

Netanyahu exige desmonte da capacidade nuclear do Irã em nova rodada de negociações

"Preocupante", diz Rubio sobre relatório que aponta toxina de rã na morte de Navalny

Trump anuncia mais de US$ 5 bilhões do Conselho de Paz para reconstrução de Gaza