Mais de 200 mil pessoas continuam sem luz em Toronto

As autoridades municipais habilitaram cerca de 10 centros de emergência para aquelas pessoas que seguem sem eletricidade em suas casas

Toronto – Dezenas de milhares de pessoas passarão o Natal sem eletricidade em temperaturas abaixo de 0 grau centígrado em Toronto após a tempestade de neve que destruiu ontem linhas de alta tensão na maior cidade do Canadá.

A companhia elétrica Toronto Hydro advertiu que ao redor de 215 mil pessoas continuam nesta segunda-feira sem eletricidade na cidade e que muitas delas continuarão assim até o fim de semana.

“Dada a gravidade do prejuízo causado pela queda dos galhos de árvores, a reinstalação (da eletricidade) seguirá até o fim de semana”, informou a Toronto Hydro.

Segundo o Serviço Meteorológico do Canadá, a tempestade de gelo do domingo acumulou entre 10 e 30 milímetros de gelo na área metropolitana de Toronto.

As autoridades municipais habilitaram cerca de 10 centros de emergência para aquelas pessoas que seguem sem eletricidade em suas casas.

Mas o medo dos que enfrentam vários dias sem calefação em suas casas é que as baixas temperaturas congelem os encanamentos dos edifícios, provocando graves danos.

Outras 120 mil pessoas continuam sem eletricidade em outras cidades do sul da província de Ontário.

Enquanto isso, a frente que provocou a tempestade de gelo em Ontário se deslocou hoje para a costa do Atlântico deixando um rastro de comunidades sem eletricidade embora a situação não tenha sido tão grave como em Toronto.

Cerca de 60 mil pessoas tiveram que passar a noite de domingo sem eletricidade nas províncias de Québec, Nova Brunswick, Nova Escócia, Ilha do Príncipe Eduardo e Terranova.

O medo agora é o vento, que nos próximos dias pode provocar a queda de galhos quebrados pela tempestade de gelo e causar ainda mais problemas às linhas elétricas. 

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.