Mundo

Maior engarrafadora da Coca-Cola vai demitir 3.500 funcionários

Coca-Cola Enterprises, da qual a Coca-Cola Company detém 36%, registrou prejuízo de US$ 1,71 bilhão no quarto trimestre

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Coca-Cola Enterprises (CCE), maior engarrafadora dos produtos da Coca-Cola Company no mundo, planeja demitir 3.500 funcionários nos próximos dois anos. O número representa 5% de sua força de trabalho. A medida foi anunciada nesta terça-feira (13/2), após a empresa divulgar um prejuízo líquido de 1,71 bilhão de dólares no quarto trimestre. A companhia também espera que os ganhos por ação recuem de 5% a 10% em 2007, sobre os resultados de 2006.

De acordo com o americano The Wall Street Journal, com as demissões, os analistas estimam que a CCE economize 300 milhões de dólares por ano, a partir de 2008, quando o processo terá terminado. A estimativa consta de um comunicado do banco de investimentos Morgan Stanley.

O balanço da CCE foi prejudicado por um ajuste contábil de 2,9 bilhões de dólares. Com o ajuste, a empresa reduziu o valor intangível das licenças que possui na América do Norte, a fim de chegar a cifras mais próximas da realidade. Sem essa manobra contábil, a CCE teria obtido um lucro de 20 centavos por ação, no quarto trimestre, ante os 14 centavos do mesmo período de 2005.

O faturamento cresceu 6,5% nos últimos três meses de 2006, e somou 4,79 bilhões de dólares. A cifra ficou acima das expectativas do mercado, na faixa de 4,65 bilhões.

A CCE é a maior engarrafadora e distribuidora de produtos da Coca-Cola Company, que detém 36% de seu capital. A Coca-Cola lhe vende o xarope dos refrigerantes, que é diluído então em água pela CCE e acrescido de outros ingredientes, para compor o produto final. A CCE opera em 46 estados americanos, além do Canadá. Também detém a exclusividade de operações da marca na França, Bélgica, Holanda, Grã-Bretanha, Luxemburgo e Mônaco. Em conjunto, suas operações representam 20% das vendas globais da Coca-Cola.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário