Mundo

Lucro das empresas americanas em relação ao PIB é recorde

Relação do PIB com o lucro médio de gigantes como a Microsoft até microempresas passou de 7% para 12,2%, o maior percentual desde o início do levantamento, em 1947

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O lucro das empresas americanas tem crescido a uma velocidade acima da média nos últimos anos. De 2001 até o início deste ano, os ganhos do setor privado aumentaram 123%, passando de 714,5 bilhões para 1,59 trilhão de dólares, incluindo desde gigantes como a Microsoft até microempresas.

Segundo o jornal britânico Financial Times, a parcela dos lucros das companhias em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país passou de 7% para 12,2% no mesmo período. É a maior porcentagem desde que os números começaram a ser coletados oficialmente, em 1947.

"Os números mostram que as companhias americanas vivem seu melhor momento, apesar da maior competição com países que oferecem menores custos", diz o jornal. Nem mesmo durante o "boom" dos anos 90 as empresas americanas registraram lucros tão elevados. Naquela época, os ganhos aumentaram 90%. O ritmo atual só perde para os anos 30, quando as empresas americanas se recuperavam da Grande Depressão.

Apesar do lucro extraordinário, os trabalhadores não têm recebido um retorno à altura. No mesmo período, a renda caiu de 58,6% para 56,2% (em relação ao PIB).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

México nega interferência política nos EUA após acusações de Trump

EUA suspende agentes do ICE após morte em Minneapolis

União Europeia avança em debate para banir redes sociais para adolescentes

Documento explica planos militares de Trump para China e América Latina