Mundo

Lucro das empresas americanas em relação ao PIB é recorde

Relação do PIB com o lucro médio de gigantes como a Microsoft até microempresas passou de 7% para 12,2%, o maior percentual desde o início do levantamento, em 1947

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O lucro das empresas americanas tem crescido a uma velocidade acima da média nos últimos anos. De 2001 até o início deste ano, os ganhos do setor privado aumentaram 123%, passando de 714,5 bilhões para 1,59 trilhão de dólares, incluindo desde gigantes como a Microsoft até microempresas.

Segundo o jornal britânico Financial Times, a parcela dos lucros das companhias em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país passou de 7% para 12,2% no mesmo período. É a maior porcentagem desde que os números começaram a ser coletados oficialmente, em 1947.

"Os números mostram que as companhias americanas vivem seu melhor momento, apesar da maior competição com países que oferecem menores custos", diz o jornal. Nem mesmo durante o "boom" dos anos 90 as empresas americanas registraram lucros tão elevados. Naquela época, os ganhos aumentaram 90%. O ritmo atual só perde para os anos 30, quando as empresas americanas se recuperavam da Grande Depressão.

Apesar do lucro extraordinário, os trabalhadores não têm recebido um retorno à altura. No mesmo período, a renda caiu de 58,6% para 56,2% (em relação ao PIB).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Reino Unido relança sua relação com a Europa em reunião de alto nível

Obama acredita que Biden deveria reconsiderar futuro de sua candidatura, diz jornal

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Mais na Exame