Mundo

Líbano emite ordem de prisão contra chefe da Segurança síria

O motivo é seu suposto envolvimento em um plano para realizar atentados no Líbano


	O presidente sírio: o general comanda o serviço de segurança na Síria e está diretamente ligado ao gabinete do presidente Bashar al Assad
 (Russia Today/AFP)

O presidente sírio: o general comanda o serviço de segurança na Síria e está diretamente ligado ao gabinete do presidente Bashar al Assad (Russia Today/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2013 às 12h47.

Beirute - A Justiça libanesa emitiu nesta segunda-feira uma ordem de detenção do chefe da Segurança síria, o general Ali Mamluk, e contra um coronel sírio identificado como Adnan, por seu suposto envolvimento em um plano para realizar atentados no Líbano.

A ordem foi emitida pelo fiscal militar Guida Abu Riad, após investigar o caso do ex-ministro libanês Michel Samaha, detido em agosto por supostamente levar explosivos da Síria para cometer atos terroristas no Líbano por ordem de Mamluk, segundo a "Agência Nacional de Notícias Libanesa" ("ANN").

Mamluk e o chefe de seu escritório, Adnan, foram convocados a comparecer ao tribunal, mas não foram, acrescentou a agência.

O general comanda o serviço de segurança na Síria e está diretamente ligado ao gabinete do presidente sírio, Bashar al Assad.

Por sua vez, Samaha, que foi ministro da Informação na década de 1990 e entre 2003 e 2004, é conhecido no Líbano por ser um defensor incondicional do regime de Damasco.

Segundo o promotor, o ex-ministro libanês e os dois sírios formavam um grupo que buscava organizar atentados de caráter confessional usando explosivos transportados e armazenados no Líbano.

O assunto levou vários políticos e deputados da 14 de Março, coalizão anti-governo, a pedirem a expulsão do embaixador sírio no Líbano, Ali Abdul Karim Ali, e romper as relações diplomáticas entre ambos estados, embora o governo libanês insista em sua política de não ingerência nos assuntos relacionados à Síria. 

Acompanhe tudo sobre:LíbanoPrisõesSíria

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame