Mundo

Líbano contraria imagem de tolerância e proíbe dois filmes

País proibiu a exibição de um filme sobre a homossexualidade e outro sobre os efêmeros "casamentos por prazer"


	Bandeira do Líbano: censura contraria a reputação do país como um bastião da tolerância numa região profundamente conservadora
 (WAEL LADKI / Bloomberg)

Bandeira do Líbano: censura contraria a reputação do país como um bastião da tolerância numa região profundamente conservadora (WAEL LADKI / Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 18h32.

Beirute - O Líbano proibiu a exibição de um filme sobre a homossexualidade e outro sobre os efêmeros "casamentos por prazer" praticados em alguns países muçulmanos, o que contraria a reputação do país como um bastião da tolerância numa região profundamente conservadora.

Os filmes, que seriam exibidos no Festival Internacional de Cinema de Beirute, que começou na semana passada, foram vetados pelo comitê governamental de censura, segundo organizadores da mostra.

Um porta-voz do Ministério do Interior confirmou os vetos. A imprensa local disse que um dos filmes foi censurado por ter "cenas obscenas de beijos entre homens gays, flertes, homens nus e intercurso sexual entre homens". O outro continha "cenas de sexo que ofendiam a opinião pública e linguagem obscena".

Um dos filmes barrados é "L'Inconnu du Lac", do diretor francês Alain Guiraudie, que trata do relacionamento entre dois homens. O outro é "I Offered You Pleasure".

Acompanhe tudo sobre:FilmesLíbanoPreconceitosGaysLGBTCensura

Mais de Mundo

Irã lança mísseis contra base com tropas dos EUA na Arábia Saudita

Protestos contra apagões em Cuba atacam a sede de Partido Comunista

Temporais no Quênia deixam 62 mortos e mais de 12 mil famílias desabrigadas

Líbano ultrapassa 800 mortos em ofensiva israelense; crianças estão entre as vítimas