Mundo

Lei quer autorizar homens a baterem nas esposas no Paquistão

A proposta é uma reação à legislação progressista aprovada recentemente pela província de Pendjab, que concede mais direitos e proteções às mulheres


	Mulheres: a proposta é uma reação à legislação progressista aprovada recentemente pela província de Pendjab, que concede mais direitos e proteções às mulheres
 (Getty Images)

Mulheres: a proposta é uma reação à legislação progressista aprovada recentemente pela província de Pendjab, que concede mais direitos e proteções às mulheres (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2016 às 15h32.

Priorizar nos meus resultados Google

Uma proposta de líderes religiosos paquistaneses para que os homens sejam autorizados a bater em suas esposas despertou indignação entre internautas nesta sexta-feira.

O Conselho da Ideologia Islâmica (CII) apresentou nesta semana seu projeto de lei, que permitiria, por exemplo, que um homem possa agredir sua esposa caso ela se recuse a manter relações sexuais sem justificativa religiosa.

A proposta é uma reação à legislação progressista aprovada recentemente pela província de Pendjab, que concede mais direitos e proteções às mulheres.

"Um homem deve ser autorizado a bater em sua mulher se ela recusar suas ordens, recusar se vestir como quiser, declinar aos pedidos de relação sexual sem justificativa religiosa, e não se banhar depois de manter relações sexuais ou quando estiver menstruada", diz o projeto de lei citado pela imprensa local.

O principal jornal em língua inglesa do país, Dawn, publicou um artigo satírico, fazendo um jogo de palavras com o verbo "sacudir", que pode ser interpretado também como "bater".

O jornal publicou uma lista de coisas que podem ser "sacudidas", como uma embalagem de ketchup.

O projeto do CII, cujo papel é aconselhar os parlamentares, também foi criticado pela Comissão de Direitos Humanos, que o classificou de "ridículo" e pediu que essa comissão de islamitas seja dissolvida.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaReligiãoPaquistãoIslamismo

Mais de Mundo

Coreia do Sul fará exercício militar com EUA e Japão em setembro

Quem era Harald V, rei da Noruega que morreu aos 89 anos

Os EUA têm o exército mais forte do mundo. Mas falta munição

Terremoto de magnitude 5 atinge o Tibete um dia após tragédia no Nepal