Mundo

Kast promete 'mudança real' e diz que será 'presidente de todos' no Chile

Kast venceu Jeannette Jara com 18 pontos de vantagem e fará o governo mais à direita desde Pinochet

Chile: José Antonio Kast promete segurança, ordem e retomada econômica após vitória eleitoral. (EITAN ABRAMOVICH / AFP via Getty Images)

Chile: José Antonio Kast promete segurança, ordem e retomada econômica após vitória eleitoral. (EITAN ABRAMOVICH / AFP via Getty Images)

Publicado em 15 de dezembro de 2025 às 08h12.

Priorizar nos meus resultados Google

José Antonio Kast, de 59 anos, fundador do Partido Republicano, venceu neste domingo, 14, o segundo turno das eleições presidenciais com uma vantagem de aproximadamente 18 pontos percentuais sobre a esquerdista Jeannette Jara.

Diante de milhares de apoiadores em Santiago, Kast afirmou que será “o presidente de todos, sem exceção”, e que a população “deu um mandato claro, que não admite desculpas: não quer continuidade, quer uma mudança real”.

No discurso, Kast reforçou que seus principais focos serão segurança pública, política migratória e retomada do progresso econômico. “Sem segurança, não há paz. Sem paz, não há democracia, e sem democracia não há liberdade”, afirmou. "O Chile voltará a ser livre do crime, da angústia e do temor", declarou.

Ele prometeu rigor na aplicação da lei: “Quem não cumprir a lei, receberá todo o peso dessa lei”, disse, ressaltando ainda que os pais serão responsabilizados por eventuais crimes cometidos por seus filhos. “A ordem não é um capricho, é justiça”, afirmou.

A vitória de Kast foi ampla: venceu nas 16 regiões do país e conquistou a segunda maior vantagem em um segundo turno desde a redemocratização. A mais expressiva havia sido a da ex-presidente Michelle Bachelet, em 2013.

Discurso conciliador após campanha polarizada

Apesar da retórica firme durante a campanha, o discurso da noite foi marcado por apelos à reconciliação nacional. Kast pediu que seus apoiadores não hostilizassem a adversária derrotada. “Se prevalece a violência e os gritos destemperados, é muito difícil seguir adiante. É uma pessoa igual a nós, embora pense diferente”, disse sobre Jara.

“Essa vitória não é a meta, mas o ponto de partida”, disse Kast, indicando que as mudanças serão implementadas “de imediato”, mas com resultados de médio prazo.

O novo presidente agradeceu o apoio de candidatos de direita que não chegaram ao segundo turno, como Evelyn Matthei e Johannes Kaiser, e garantiu que não haverá “loteamentos” na formação de seu governo.

Ao final, Kast pediu a “bênção de Deus” e reafirmou o compromisso de “recuperar a fé nas instituições”, que, segundo ele, perderam a confiança da população.

*Com informações da EFE

Acompanhe tudo sobre:ChileEleições

Mais de Mundo

Rússia assume controle da Nestlé e de Auchan em novo cerco a empresas da UE

Prêmio Nobel passa a pagar R$ 6,2 milhões por categoria; entenda a mudança

O fim da velha aliança? Como Trump mudou a relação entre Canadá e EUA

Serviços já representam 86% da economia de Pequim e devem chegar a RMB 6 trilhões até 2030