Mundo

Kassab: alianças para 2012 valem para 2014

A proposta do prefeito de São Paulo encontra resistência de setores do PSDB

"Ninguém quer arriscar colocando na cadeira de prefeito alguém que não seja maduro", diz kassab (Prefeitura de SP/Divulgação)

"Ninguém quer arriscar colocando na cadeira de prefeito alguém que não seja maduro", diz kassab (Prefeitura de SP/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de outubro de 2011 às 08h43.

São Paulo - Um dos principais articuladores da eleição municipal de 2012, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, diz que as alianças firmadas com o PSD no ano que vem serão reproduzidas na disputa estadual de 2014.

"Não tem nenhum sentido você ter uma aliança em 2012 se não tiver discussão sobre 2014. Isso é próprio do processo político", declarou o prefeito ao jornal O Estado de S. Paulo, numa referência ao PSDB, partido com o qual diz que pretende fechar uma aliança para a sua sucessão na capital paulista.

A proposta de Kassab, que quer o apoio dos tucanos a seu candidato em troca de uma aliança pró-reeleição do governador Geraldo Alckmin em 2014, encontra resistência de setores do PSDB, para quem o prefeito será um adversário na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes.

Sem citar nomes, o prefeito ataca indiretamente os candidatos à sua sucessão que serão lançados com base na tese da "renovação política", como o ministro petista Fernando Haddad (Educação) e o deputado Gabriel Chalita (PMDB).

"O eleitor paulistano é conservador. Ninguém quer arriscar colocando na cadeira de prefeito alguém que não seja maduro", disse. Defende suas principais opções: o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles e o vice-governador Guilherme Afif Domingos.

Fortalecido com o registro definitivo do PSD, Kassab já define com maior desenvoltura a ideologia da legenda. Após ter afirmado que não seria "nem esquerda, direita ou centro", agora foi taxativo: "Somos de centro". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Gilberto KassabPartidos políticosPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPrefeitosPSD – Partido Social Democrático

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame