Mundo

Karimov vence eleições uzbeques com 90,39%

Autoridade eleitoral uzbeque anunciou os primeiros resultados oficiais após mais de 16 horas do fechamento dos colégios eleitorais


	Rua no Uzbequistão: autoridade eleitoral uzbeque anunciou os primeiros resultados oficiais após mais de 16 horas do fechamento dos colégios eleitorais
 (DENIS SINYAKOV/AFP/Getty Images)

Rua no Uzbequistão: autoridade eleitoral uzbeque anunciou os primeiros resultados oficiais após mais de 16 horas do fechamento dos colégios eleitorais (DENIS SINYAKOV/AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de março de 2015 às 08h56.

Moscou - O atual presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, ganhou com 90,39% dos votos as eleições realizadas no domingo no país centro-asiático, segundo os primeiros resultados anunciados hoje pela Comissão Eleitoral Central.

A autoridade eleitoral uzbeque anunciou os primeiros resultados oficiais após mais de 16 horas do fechamento dos colégios eleitorais e com 90,38% dos votos apurados.

Além de Karimov, de 77 anos e no poder há mais de 25 anos, concorreram nas eleições outros três candidatos: Jatmayon Ketmonov, do Partido Popular Democrático; Akmal Saidov, do Partido Nacional Democrático; e Narimom Umarov, do Partido Social-Democrata.

Esta é a quarta vez que Karimov concorre à presidência, um antigo comunista que em 1991 obteve 87,1% dos votos; em 2000, ficou com 95%; e em 2007, alcançou 90,77%.

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) denunciou hoje que as eleições 'não deixaram espaço para oposição' e portanto 'não houve concorrência'.

'Observamos que as eleições foram realizadas em um espaço controlado, sem lugar para a oposição, e com a presença predominante do atual presidente Karimov. Em essência, não houve concorrência', disse na capital Taskent a chefe da missão de observadores da OSCE, Tana de Zulueta. EFE

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesGoverno

Mais de Mundo

Pelo menos seis mortos e 40 feridos em ataques israelenses contra o Iêmen

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos