Mundo

Jornalistas convocam protesto por fechamento de TV pública

A Federação Internacional de Jornalistas pede a mobilização dos profissionais perante uma decisão que considera "deplorável"


	Manifestantes gregos protestam sob chuva do lado de fora da sede da TV estatal ERT, em Atenas: o governo anunciou ontem o fim da ERT
 (REUTERS / John Kolesidis)

Manifestantes gregos protestam sob chuva do lado de fora da sede da TV estatal ERT, em Atenas: o governo anunciou ontem o fim da ERT (REUTERS / John Kolesidis)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 14h55.

Bruxelas - A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) convocou seus filiados no mundo todo nesta quinta-feira para manifestações em frente às embaixadas da Grécia, em protesto contra o fechamento da televisão pública do país , a "ERT".

A federação, que organizará amanhã uma manifestação em frente à embaixada grega em Bruxelas, pede a mobilização dos jornalistas perante uma decisão que considera "deplorável" e que exige que seja anulada.

Em carta dirigida ao primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, a IFJ condenou o fechamento e lembrou ao Executivo que o país se comprometeu no Tratado da UE a reconhecer o serviço público de televisão como "um dos pilares do pluralismo da imprensa na União Europeia".

A carta pede ao governo que restabeleça "imediatamente" as emissões da "ERT" e adverte que mobilizará seus 180 sindicatos de jornalistas para apoiar os colegas gregos e tentar reverter a decisão.

O governo grego anunciou na terça-feira, pouco antes da meia-noite, que a "ERT" deixava de existir, que a sede devia ser desocupada e que a programação ficaria suspensa "até a aprovação de uma lei que estabeleça a criação de uma nova emissora pública".

Ao anunciar o fim da "ERT", o Executivo assinalou que, em substituição, será criada, "o mais rápido possível", outra empresa pública "moderna", mais eficiente e com uma equipe "muito menor".

Acompanhe tudo sobre:Crise gregaEuropaGréciaLiberdade de imprensaPiigsPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Companhias aéreas retomam gradualmente os serviços após apagão cibernético

Radiografia de cachorro está entre indícios de esquema de fraude em pensões na Argentina

Trump conversa com Zelensky e promete "negociação" e "fim da guerra" na Ucrânia

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Mais na Exame