O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, observa um operário numa fábrica em Tóquio (Str/AFP)
Da Redação
Publicado em 10 de setembro de 2010 às 10h59.
Tóquio - O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão no segundo trimestre foi revisado em alta, a 1,5% em ritmo anual, contra 0,4% antes, graças aos investimentos privados melhores que os esperados, anunciiou nesta sexta-feira o governo japonês.
Uma fonte do governo indicou que, apesar desta revisão, o PIB nominal chinês - avaliado em 1,3369 trilhão de dólares - continua sendo superior ao do Japão (1,2948 trilhão de dólares).
No entanto, o PIB do Japão, segunda potência econômica mundial desde 1968, foi mais elevado que o da China para o conjunto do primeiro semestre do ano.
Em ritmo trimestral, o crescimento japonês no período abril-junho de 2010 foi de 0,4%, ao invés de 0,1% estimado nas primeiras estatísticas oficiais publicadas em meados de agosto.
Esta revisão positiva se deveu principalmente aos investimentos privados - sem contar o setor imobiliário -, que demonstraram ser mais importante que o estimado anteriormente.
O governo também revisou em alta o crescimento do primeiro trimestre, a 5% em ritmo anual, ao invés dos 4,4% anunciados em meados de agosto.
Leia mais notícias sobre o Japão
Siga as notícias do site EXAME sobre Mundo no Twitter