Mundo

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de 6,7 graus de magnitude

Localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, o Japão é uma das regiões mais sujeitas a terremotos no mundo

Publicado em 9 de novembro de 2025 às 08h54.

Última atualização em 9 de novembro de 2025 às 08h55.

Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu a região nordeste do Japão neste domingo, 9, segundo a Agência Meteorológica Japonesa (JMA). O epicentro foi localizado na costa da província de Iwate, e o tremor ocorreu às 17h03 no horário local (5h03 em Brasília).

O sismo alcançou intensidade 4 na escala sísmica japonesa — que vai até 7 e mede o nível de agitação do solo nas áreas afetadas. O tremor também foi sentido na província vizinha de Miyagi.

Como medida de precaução, as autoridades emitiram um alerta de tsunami, ainda que no nível mais baixo. A previsão é de ondas de até um metro, conforme informou a emissora pública NHK.

Terremoto de magnitude 6,7 atinge o Japão; país emite alerta de tsunami

Terremoto de magnitude 6,7 atinge o Japão; país emite alerta de tsunami (USGS/Reprodução)

A primeira-ministra Sanae Takaichi alertou para o risco de réplicas e pediu cautela. "Por favor, prestem muita atenção à informação futura, já que o tsunami que chegar poderá ser maior do que o esperado", publicou em sua conta na rede social X. "Por favor, continuem atentos a fortes tremores", advertiu.

Localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, o Japão é uma das regiões mais sujeitas a terremotos no mundo. O país possui rígidos padrões de engenharia e sistemas de alerta para reduzir os impactos de eventos sísmicos.

Acompanhe tudo sobre:JapãoTsunamiTerremotos

Mais de Mundo

Irã descarta negociações com os EUA sob ameaça militar

Venezuela anuncia desbloqueio de ativos nos EUA

EUA não descarta uso da força se Venezuela não cooperar, diz Rubio

Ambição de Trump com a Groenlândia abala direita europeia