Mundo

Itália rescinde com gestora de centros de Lampedusa

O governo italiano decidiu rescindir o contrato com a empresa que gerenciava os centros de acolhimento de imigrantes na ilha de Lampedusa


	Barco da Guarda Costeira italiana em Lampedusa: segundo ele, Roma está analisando a possibilidade de conceder a gestão dos centros à Cruz Vermelha
 (Alberto Pizzoli/AFP)

Barco da Guarda Costeira italiana em Lampedusa: segundo ele, Roma está analisando a possibilidade de conceder a gestão dos centros à Cruz Vermelha (Alberto Pizzoli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 13h24.

Bruxelas - O governo italiano decidiu rescindir o contrato com a empresa que gerenciava os centros de acolhimento de imigrantes na ilha de Lampedusa, após denúncias de aplicação de um "tratamento de desinfecção" aos estrangeiros.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (19) pelo vice-primeiro-ministro e ministro do Interior da Itália, Angelino Alfano. Segundo ele, Roma está analisando a possibilidade de conceder a gestão dos centros à Cruz Vermelha Internacional.

"O Estado e o governo italiano não podem aceitar que existam, em seu próprio território, situações de violação de integridade, de dignidade, de privacidade. Por isso decidimos rescindir o contrato", disse Alfano.

"É uma decisão dura e radical, temos consciência disso. Mas acreditamos que essa é a única medida para que a opinião pública nacional e internacional saiba que não transgredimos os nosso princípios".

Na segunda-feira, uma emissora italiana divulgou um vídeo sobre tratamento recebido por imigrantes ilegais nos centros de acolhimento de Lampedusa. As imagens mostram os estrangeiros nus - apesar do frio - e com os braços abertos, sob os olhos de todos, passando por um processo de desinfecção contra a sarna.

A situação já foi comparada no país a campos de concentração nazistas e provocou reações por todos os lados. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaItáliaPiigsImigraçãoCruz Vermelha

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro