Itaipu registra recorde de geração para o mês de janeiro

Foram produzidos 8,39 milhões de megawatts-hora de energia, superando o recorde anterior registrado no primeiro mês de 2006, de 8,25 milhões

São Paulo – A usina hidrelétrica de Itaipu, controlada pelos governos do Brasil e do Paraguai, registrou em 2011 recorde de produção de energia para o mês de janeiro.

No mês passado foram produzidos 8,39 milhões de megawatts-hora (MWh) de energia, superando o recorde anterior registrado no primeiro mês de 2006, de 8,25 milhões de MWh.

O recorde, segundo comunicado da Itaipu Binacional, é consequência da boa fase da economia brasileira e a prontidão da usina para atender a demanda.

“Em função das necessidades do sistema elétrico brasileiro, em janeiro, o Operador Nacional do Sistema (ONS) solicitou uma produção maior de Itaipu. Com boas condições de operação, a usina conseguiu atender o pedido.”

A Itaipu Binacional afirmou ainda que, caso a economia continue forte e as condições hidrológicas e o bom desempenho dos equipamentos sejam mantidos no decorrer de 2011, “a usina tem grandes chances de superar o recorde histórico de 2008, quando produziu 94,68 milhões de MWh”.

No ano passado, foram gerados 85,97 milhões de MWh de energia em Itaipu.

A usina de Itaipu é, atualmente, a maior usina hidrelétrica do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a usina fornece 16,4 por cento da energia consumida no Brasil e abastece 71,3 por cento do consumo paraguaio.

Em 2009, o governo federal aceitou triplicar a quantia paga pela energia produzida pelo lado paraguaio de Itaipu e consumida no Brasil. O acordo ainda precisa ser aprovado pelo Congresso.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.