Mundo

Israel: Netanyahu diz estar 'muito bem' após ser levado às pressas ao hospital por desidratação

Comunicado do gabinete diz que primeiro-ministro está em boas condições

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Amir Cohen/Reuters)

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Amir Cohen/Reuters)

Publicado em 15 de julho de 2023 às 18h30.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou neste sábado, 15, que se sente "muito bem", após ter sido levado às pressas ao hospital por desidratação, de acordo com médicos. A equipe médica, no entanto, decidiu mantê-lo em observação, por isso, a reunião semanal de gabinete foi adiada e remarcada para segunda-feira, 17, informou a assessoria de Netanyahu.

A assessoria do primeiro-ministro disse que ele foi hospitalizado após sentir uma tontura leve. Após uma série de testes, a avaliação inicial foi de que o líder israelense estava desidratado. Ele teria passado o dia anterior sob o sol no Mar da Galileia, no norte de Israel. O país passa por uma onda de calor no verão do Hemisfério Norte, com temperaturas na casa dos 30ºC.

Em vídeo, Netanyahu aparece sorrindo e diz que se expôs ao sol sem usar chapéu e sem beber água. "Graças a Deus, me sinto muito bem", declarou, agradecendo à equipe médica do Hospital Sheba de Israel e o público pelas mensagens de apoio. Em outubro do ano passado, o primeiro-ministro também foi hospitalizado após se sentir mal durante as orações do Yom Kippur, um dia em que judeus devotos jejuam.

O líder da oposição israelense, Yair Lapid, emitiu uma declaração desejando "uma recuperação completa e boa saúde" ao primeiro-ministro. "Melhore logo", disse Lapid no Twitter.

As polêmicas de Netanyahu à frente de Israel

Netanyahu é o líder que há mais tempo ocupa o cargo em Israel. Ele exerceu vários mandatos ao longo de 15 anos no cargo. Seu governo de extrema-direita atual, composto por partidos religiosos e ultranacionalistas, assumiu o cargo em dezembro passado. Com informações da Associated Press.

O primeiro ministro passa por dificuldades no âmbito doméstico, pois enfrenta uma oposição incessante ao projeto de reforma judicial defendido por seu governo.

Ele também é acusado de corrupção. Um julgamento começou em maio de 2020, o primeiro em Israel contra um primeiro-ministro no cargo.

Netanyahu rejeita as acusações apresentadas contra ele e se considera vítima de uma caça às bruxas.

Acompanhe tudo sobre:Benjamin NetanyahuIsrael

Mais de Mundo

Parlamento israelense aprova lei para deportar parentes de agressores árabes para Gaza

Principal assessor de Scholz assumirá Finanças após expulsão dos liberais de coalizão alemã

Rússia ataca a capital Kiev e Odessa com dezenas de drones

Crise dentro da coalizão de Olaf Scholz pode adiantar eleições na Alemanha