Mundo

Israel detém presidente do parlamento palestino

A prisão de Duwaik aconteceu no posto de controle do exército israelense de Jaba, entre Ramala e Jerusalém

Ao todo, 23 dos 74 deputados do Hamas no Conselho Legislativo Palestino se encontram detidos nas prisões israelenses (Lior Mizrahi/Getty Images)

Ao todo, 23 dos 74 deputados do Hamas no Conselho Legislativo Palestino se encontram detidos nas prisões israelenses (Lior Mizrahi/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2012 às 06h26.

Ramala - O presidente do Parlamento palestino, Aziz Duwaik, membro do movimento islâmico Hamas, foi detido hoje por soldados israelenses em um posto de controle militar na Cisjordânia, informou a agência oficial de notícias palestina 'Wafa'.

A prisão de Duwaik aconteceu no posto de controle do exército israelense de Jaba, entre Ramala e Jerusalém, quando o dirigente palestino se dirigia à cidade de Hebron, no sul da Cisjordânia.

Segundo a agência de notícias semioficial palestina 'Maan', que cita testemunhas, os soldados algemaram e vendaram os olhos de Duwaik, que foi conduzido posteriormente a um lugar desconhecido.

Um porta-voz do exército israelense consultado pela Agência Efe disse ainda não ter confirmação da prisão do dirigente.

Ao todo, 23 dos 74 deputados do Hamas no Conselho Legislativo Palestino, que conta com 132 membros, atualmente se encontram detidos nas prisões israelenses, segundo a associação de direitos dos presos Adameer.

Vinte deles estão em situação de prisão administrativa sem ter sido julgados nem acusados formalmente na Justiça, de acordo com a mesma fonte.

O Parlamento palestino deixou de funcionar como tal desde que o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza em 2007 e expulsou do território os dirigentes do Fatah, que governa a Cisjordânia.

Duwaik tinha sido detido junto a outros dirigentes do Hamas em 2006, depois que milicianos armados palestinos sequestraram o soldado israelense Gilad Shalit perto da Faixa de Gaza.

Em 2009, o presidente do Conselho Legislativo palestino foi novamente libertado, enquanto Shalit foi trocado por mais de mil prisioneiros palestinos em outubro passado. 

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelOriente MédioPrisões

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia