Mundo

Israel ataca alvos militares sírios após disparos em Golã

Desde junho de 1967, o Estado hebreu ocupa 1.200 quilômetros quadrados das colinas de Golã, cuja anexação nunca foi reconhecida pela comunidade internacional


	Colinas de Golã: Israel e Síria continuam oficialmente em estado de guerra
 (Ronen Zvulun / Reuters)

Colinas de Golã: Israel e Síria continuam oficialmente em estado de guerra (Ronen Zvulun / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2016 às 08h28.

O exército israelense atacou duas posições sírias em Golã, como resposta a disparos procedentes da Síria que atingiram a barreira de segurança instalada ao longo da linha de demarcação.

"Em resposta a disparos procedentes da Síria que atingiram a fronteira com Israel e danificaram a barreira de segurança, as forças de defesa israelenses responderam e atacaram duas posições militares sírias nas colinas de Golã", afirmou à AFP a porta-voz do exército.

Israel e Síria continuam oficialmente em estado de guerra.

Desde a Guerra dos Seis Dias de junho de 1967, o Estado hebreu ocupa 1.200 quilômetros quadrados das colinas de Golã, cuja anexação em 1981 nunca foi reconhecida pela comunidade internacional. Os 510 quilômetros quadrados restantes estão sob controle sírio.

A linha de cessar-fogo em Golã permaneceu relativamente tranquila nos últimos anos, mas a situação ficou tensa desde o início do conflito sírio em 2011.

Em abril, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reconheceu que Israel havia atacado na Síria dezenas de comboios repletos de armas e destinados ao Hezbollah libanês, aliado do regime de Damasco e inimigo do Estado hebreu.

Acompanhe tudo sobre:SíriaIsrael

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro