Exame Logo

Israel ataca aeroportos da Síria, diz TV estatal síria

Os relatos dão conta de danos e nenhum ferido no aeroporto de Aleppo. Não há informações sobre o impacto do ataque no Aeroporto de Damasco

In the background the Israeli Iron Dome missile defence system (L) intercepts rockets (R) fired by the Hamas movement towards southern Israel from Beit Lahia in the northern Gaza Strip, and on foreground tens of other intercepts rockets (RR) fired by the Hamas while the Iron Dome is busy with the first rockets, as seen in the sky above the Gaza Strip overnight on May 16, 2021. - Israel pummelled the Gaza Strip with air strikes, killing 10 members of an extended family and demolishing a building housing international media outlets, as Palestinian militants fired back barrages of rockets. (Photo by ANAS BABA / AFP) (AFP)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de outubro de 2023 às 09h19.

A televisão estatal da Síria informou nesta quinta-feira, 12, que Israel lançou ataques aos principais aeroportos da capital, Damasco, e na cidade do norte de Aleppo.

Segundo a Reuters, o canal de mídia local Sham FM disse que as defesas aéreas sírias foram acionadas em resposta a ambos os ataques. Os relatos dão conta de danos e nenhum ferido no aeroporto de Aleppo. Não há informações sobre o impacto do ataque no Aeroporto de Damasco.

Veja também

As Forças Armadas de Israel não costumam comentar esses assuntos - e não houve qualquer declaração nesta quinta-feira.

Israel e Síria

Há anos, Israel tem atacado alvos na Síria, descritos pelos israelenses como ligados ao Irã. Esses ataques incluem os aeroportos de Aleppo e Damasco.

Em janeiro deste ano, por exemplo, um ataque de míssil israelense atingiu o Aeroporto Internacional de Damasco em 2 de janeiro, matando quatro pessoas, incluindo dois soldados.

De acordo com a Reuters, os ataques aos aeroportos têm como objetivo interromper as linhas de abastecimento iranianas para a Síria, onde a influência de Teerã cresceu desde que começou a apoiar o presidente Bashar al-Assad na guerra civil que teve início em 2011.

Nesta quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, faz uma visita à Síria. Segundo a Reuters, equipes técnicas estiveram no local para determinar a extensão dos danos em ambos os locais, informou o Ministério dos Transportes da Síria.

Guerra na Síria

O conflito na Síria começou em 2011 com uma repressão brutal a protestos pacíficos e se transformou em uma guerra civil que também envolveu potências estrangeiras e grupos jihadistas.

Desde o início da guerra, quase meio milhão de pessoas morreram e o conflito forçou quase metade da população do país a fugir de suas casas.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelSíriaIrã

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame